14-13C Defina carga de sucção líquida positiva e carga de sucção líquida necessária positiva, e explique como essas duas quantidades são usadas para garantir que não haja cavitação em

uma bomba.

Passo 1

E aii?! Bora pra mais uma questão de bombas?!

Nesse problema a gente vai falar de carga de sucção líquida positiva, carinhosamente chamada de N P S H e carga de sucção líquida necessária positiva, N P S H n e c e s s á r i o e a relação desses carinhas com cavitação!

A N P S H é a diferença entre a pressão de estagnação da entrada da bomba e a pressão de vapor do fluido, ele é calculado por:

N P S H = P ρ g + V 2 2 g e n t r a d a   d a   b o m b a - P v ρ g

Esse valor ajuda a gente garantir que a pressão do fluido dentro da bomba permaneça acima da pressão de vapor, para que não formem bolhas e não ocorra cavitação!

O N P S H n e c e s s s á r i o é um dado fornecido pelo fabricante da bomba e é N P S H   mínimo necessário para evitar a cavitação na bomba, portanto N P S H > N P S H n e c e s s é r i o .

Resposta

O N P S H   é a diferença entre a pressão de estagnação da entrada da bomba e a carga da pressão do vapor e o N P S H n e c e s s á r i o é N P S H   mínimo necessário para evitar a cavitação na bomba.

Ver Outros Exercícios desse livro

Exercícios de Livros Relacionados