Enunciado
FenTrans, MecFlu, TransCal e TransMassa - Çengel - Mecânica dos Fluidos- Ed: 1º - Capítulo 14.Problemas - Ex. 4
14-4C Discuta a principal diferença entre uma turbomáquina por deslocamento positivo e uma turbomáquina dinâmica. Dê um exemplo de cada para bombas e turbinas.
Passo 1
Bora fazer mais uma questão de turbomáquinas!!!
Uma turbomáquina de deslocamento positivo é um dispositivo que contém um volume fechado, nesse caso se estivermos falando de uma bomba de deslocamento positivo então a energia é transferida para o fluido dentro desse volume determinado.
O modo que essa energia é transferida depende do tipo de bomba de deslocamento positivo, pode ser através de engrenagens, se a bomba for rotativa ou de um pistão se a bomba for alternativa.
Aqui a gente tem uma bomba alternativa e podemos ver que o fluido se movimenta por causa da diferença de pressão causada pelo deslocamento do êmbolo, como em uma seringa!!!
Um exemplo de bomba de deslocamento positivo é o coração!! O coração se expande, o sangue entra, depois ele se contrai e o sangue sai!!
Uma turbina de deslocamento positivo tem o mesmo princípio, mas ao invés do movimento do êmbolo ou engrenagens mover o líquido é o fluido que é responsável pelo movimento!!
Medidores de água ou de gás são um exemplo de turbina de deslocamento positivo!
Já nas turbomáquinas dinâmicas a enegia é transferida para o fluido (bomba) ou do fluido (turbina) através de lâminas rotativas.
Um exemplo de bomba dinâmica é a bomba centrífuga e uma turbina eólica é um tipo de turbina dinâmica!!
Resposta
A principal diferença entre turbomáquinas de deslocamento positivo e dinâmicas é que a primeira funciona em ciclos com um volume fechado e a segunda não tem um volume delimitado.
Exemplo de turbomáquinas de deslocamento positivo: Coração e medidores de água e gás.
Exemplode turbomáquina dinâmica: Bomba centrífuga e turbina eólica.