Enunciado
FenTrans, MecFlu, TransCal e TransMassa - Çengel - Transferência de Calor- Ed: 4º - Capítulo 10.Problemas - Ex. 27
Água é ferivda a 120°C em uma panela de pressão de aço inoxidável polida mecanicamente, colocada sobre uma unidade de aquecimento. Considerando que a superfície interna do fundo da panela é mantida a 128 °C, determine o coeficiente de transferência de calor em ebulição nucleada.
Passo 1
Vamos pegar as propriedades da água na temperatura em que ela está sofrendo evaporação, ok?
Existem uma penca de equações pra cada tipo de ebulição, então se quisermos saber qual é o coeficiente de transferência de calor, precisamos ou ter uma correlação de Nusselt ou partimos da equação de resfriamento de Newton.
Na maioria dos casos de ebulição a gente calcula sempre q e depois o h, você vai ver!!
Passo 2
Como disse, precisamos calcular q e vamos usar o qnucleada que indicada a taxa de transferência de calor em ebulição nucleada, se liga!
Onde essa situação, ou seja, água ebulindo de forma em aço inoxidável polido mecanicamente, a gente teria que ir numa tabela para catar as propriedades Csf e o valor de n, beleza? Essa tabela com certeza será dada pra você em uma prova!!!
Para nosso caso Csf = 0,013 e n =1
Passo 3
Agora é usar a lei de resfriamento e ser feliz haha
Mas presta atenção que aqui a gente tá falando de TAXA, enquanto nossa resposta no passo 2 foi o FLUXO de calor. Você precisa estar afiado nessas diferenças e lembrar que o fluxo nada mais é do que a taxa dividida pela área de troca térmica, ou seja...