Alfredo cria o domínio computacional representado na Figura para simular o escoamento através de uma contração repentina em um duto bidimensional. Ele está interessado na queda de pressão com média de tempo (coeficiente de perda menor) criada pela contração repentina. Alfredo gera uma malha e calcula o escoamento com um código CFD, considerando o escoamento permanente, turbulento e incompressível (com um modelo de turbulência).
- Discuta uma forma pela qual ele poderia melhorar esse domínio computacional e malha, para obtermos os mesmos resultados com aproximadamente metade do tempo de computador.
- Pode haver uma falha fundamental no modo como Alfredo definiu seu domínio computacional. Qual é essa falha? Discuta o que seria diferente na definição de Alfredo.
Passo 1
Oi galera, tudo bem? Vamos analisar essa questão!
Respondendo o item (a):
Alfredo tem que imaginar um plano simétrico nas partes superior e inferior dos canais. Isso é possível porque o domínio computacional considerado por ele é simétrico quando cortado pela metade. Ao assumir a simetria interior superior, a grade necessária para a análise diminuiria em 50%. Reduzindo assim o tempo necessário para cálculo pela metade.
Respondendo o item (b):
A falha fundamental no domínio considerado por Alfredo é que a jusante do canal não é longa o suficiente para evitar os seguintes fatores:
1) Os cantos agudos do duto provavelmente produzirão um fluxo reverso que afetará os resultados
2) O duto não é longo o suficiente para que o fluxo atinja as condições totalmente desenvolvidas.
Para evitar isso. Alfredo deve estender o duto de saída em um comprimento considerável, de modo a se desenvolver totalmente a jusante e evitar possíveis problemas de fluxo reverso.
Conseguimos te ajudar? Responde Aí.
Resposta
Ei, a resposta está no passo a passo :)