Caixas eletrônicas, como computadores, são geralmente resfriadas por um ventilador. Escreva um ensaio sobre o resfriamento com ar forçado de caixas eletrônicas e sobre a seleção do ventilador para dispositivos eletrônicos.
Passo 1
Boom galera, o resfriamento por ventilador dos dispositivos eletrônicos é algo muito comum de ser visto, certo? Isso porque este resfriamento é essencial para evitar que os componentes internos superaqueçam!!
O calor produzido por esses dispositivos é significante e muito prejudicial para o computador, podendo muitas vezes danificá-lo. Sendo assim, o ventilador vai ter um papel essencial, produzindo um fluxo de ar frio da região fria (região externa) através da superfície que está quente.
Beleza!! Isso vocês já sabem, né?
Mas o que vocês provavelmente não sabem ainda é que algumas considerações devem ser levadas em consideração. O computador apresenta fontes primárias de geração de calor, dentre elas a placa – mãe, sabendo que o ar quente tende a subir, nós podemos colocar o ventilador direcionado para essas fontes. Quando colocamos este equipamento próximo à base do gabinete do ventilador, nós faremos com que a velocidade do ar do ventilador seja assistida por esta tendência apresentada pelo ar quente.
Tranquilo até aqui?
Podemos usar mais uma estratégia aqui, a pressão do gabinete!! Se o dispositivo estiver positivamente pressurizado, onde o fluxo de ar de entrada é maior que o fluxo de saída, fará com que o ar seja empurrado para fora das aberturas de ventilação.
Quando combinamos o posicionamento do ventilador e a pressão geral podemos fazer com que o resfriamento seja feito de maneira eficaz nos dispositivos eletrônicos.
Então, nós devemos levar todos estes fatores em consideração para selecionar um ventilador capaz de resfriar o dispositivo eletrônico !
E terminamos esta, galerinha !!