Células-combustível isoladas, como a do Exemplo 1.4, podem ser escalonadas através de sua organização em uma pilha de células-combustível. Uma pilha é constituída por múltiplas membranas eletrolíticas que são colocadas entre duas placas bipolares eletricamente condutoras. Ar e hidrogénio são alimentados em cada membrana através de canais de escoamento no interior de cada placa bipolar, como mostrado no esquema. Com esta montagem da pilha, as células-combustível individuais estão conectadas eletricamente em série, produzindo uma voltagem na pilha de E p i l h a = N × E C , onde E c é a voltagem produzida através de cada membrana e N é o número de membranas na célula. A corrente elétrica é a mesma em cada membrana. A voltagem da célula, E c assim como a eficiência da célula, aumenta com a temperatura (o ar e o hidrogénio alimentados na pilha são umidificados para permitir a operação em temperaturas superiores a do Exemplo 1.4), porém as membranas irão falhar em temperaturas excedendo T ≈ 85 ° C . Considere membranas com L × w ,   o n d e   L   =   w   =   100   m m , e espessura t m = 0,43   m m , as quais cada uma produz E c ˙ =   0,6   v o l t s   a   I = 60   A   e   E c g = 45   W de energia térmica quando operando a T   =   80 ° C . As superfícies externas da pilha estão expostas ao ar a T ∞ =   25 ° C e à vizinhança a T v i z = 30 ° C , com ε = 0.88 e h = 150   W / ( m 2 ⋅ K ) .

  1. Encontre a potência elétrica produzida por uma pilha com comprimento de L p i l h a =   200   m m , para espessuras das placas bipolares na faixa de 1   m m   <   t p b < 10   m m . Determine a energia térmica total gerada pela pilha.
  2. Calcule a temperatura superficial e explique se a pilha necessita ser internamente aquecida ou resfriada para operar na temperatura interna ótima de 80°C para várias espessuras da placa bipolar.
  3. Identifique como a temperatura interna de operação da pilha pode ser diminuída ou elevada para uma dada espessura da placa bipolar e discuta mudanças no projeto que promoveriam uma distribuição de temperaturas no interior da pilha mais uniforme. Como variações nas temperaturas do ar externo e da vizinhança afetariam a sua resposta? Qual membrana na pilha é mais passível de falha em função de uma alta temperatura de operação?

Passo 1

Falai galerinha, tudo certo:

Como diria a Viúva Negra, “Ainda somos amigos, certo?”

Boraaa fazer essa comigo

Vamos iniciar ela escrevendo a expressão para calcular a potência elétrica pois ela nos será útil, já que a letra (a) solicita que calculemos a potência elétrica produzida por uma pilha, logo:

P = N × E c × I

P = 139 × 0.6 V × 60   A

P = 5000   W

P = 5   k W

Passo 2

Agora iremos expressar uma formula para calcular a energia térmica total

E ˙ g = N × E ˙ c g

E ˙ g = 139 × 45   W

= 6225   W

E ˙ g = 6.26   k W

Portanto, a energia térmica total é de 6.26   k W .

Passo 3

Para a letra (b) vamos começar com a expressão para calcular a área da Pilha

A = 4 × L × w + 2 × H × w

A = 4 × 200 × 10 - 3 m × 100 × 10 - 3 m + 2 × 100 × 10 - 3 m × ( 100 × 10 - 3 m )

A = 0.1   m 2

Vamos escrever agora a expressão para calcular o balanço de energia no volume de controle

E ˙ g - A h T s - T ∞ + ε σ T s 4 - T s u r 4 = 0

Vamos substituir os valores numéricos que temos

6255   W - 0.1   m 2 × 150 W m 2 ⋅ K × T s - 298 K + 0.88 × 5.67 × 10 - 8 W m 2 ⋅ K 4 × T s 4 - T s u r 4 K = 0

T s = 656   K

= 383 ° C

Portanto, a temperatura da superfície é 383 ° C

A temperatura da superfície e muito maior do que a temperatura operacional ideal. Portanto, a pilha precisa estar refrigerada internamente em condições de operar na temperatura interna ideal de 80 ° C .

Passo 4

Para o calculo da energia térmica da pilha relacionando a condutividade térmica e o comprimento teremos

E ˙ c , g = k p i l h a T o p - T ∞ L p i l h a

45 = k p i l h a 0.1 80 - 25 0.2

k p i l h a = 45 × 0.2 55 × 0.1

k p i l h a = 1.636   W / m ⋅ K

Vamos escrever agora a formula para a transferência de calor na temperatura interna ótima

q = k p i l h a A   T o p t - T s L p i l h a

q = 1.636 0.1 383 - 80 0.2

q = 247.845   W

Portanto, a taxa de transferência de calor por cada pilha é de 247.845   W

Passo 5

Para finalizar a letra (b) vamos escrever a expressão para calcular a transferência total de calor

q t o t = N × q

q t o t = 139 × 247.845   W

= 34451.7   W

= 34.451   k W

Portanto, a transferência líquida de calor pela chaminé é maior que a energia térmica total. Sendo assim, a pilha precisa ser resfriada internamente, para operar na temperatura ideal.

Passo 6

Para a letra (c) vamos expressar a formula para a transferência de calor na temperatura interna ótima

q = k p i l h a A   T o p t - T s L p i l h a

Temos a diferença de temperatura operacional ideal é inversamente proporcional à área.

A temperatura da pilha pode ser diminuída, se a área da seção transversal das placas for maior que 100   m m × 100   m m . Devido ao aumento da área, a emissividade também aumenta. A temperatura da pilha pode ser aumentada isolando as superfícies da pilha.

As mudanças de projeto que promoveram a temperatura interna uniforme são as seguintes:

Use matérias com alta condutividade térmica

Aumentar a espessura das placas bipolares.

A temperatura operacional da pilha será afetada com uma mudança no ar externo e na temperatura ambiente. Se a temperatura ambiente ou a temperatura do ar aumentar, isso fará com que a temperatura operacional aumente.

A membrana da pilha que experimenta as temperaturas operacionais mais altas terá a alta probabilidade de falha. Mesmo as placas ou membranas bipolares que são finas também podem ter chances de falha.

“Nós somos Groot”

Resposta

Vide a explicação.

Exercícios de Livros Relacionados

Pode-se esperar que o coeficiente de transferência de calor para escoamento turbulento seja __________ fluxo laminarMenor que oMesmo que o Maior que o
Considere uma placa-plana parada de naftaleno de 1m de comprimento por 1m de largura, encontrada em pé em uma parede, sendo que a outra face está em contato com o ar seco. Considerando que haja convec
Refaça os exercícios (9) e (10), considerando:a) t = 50 ° C ; v ∞ = 0,1m / h ;b) t = 50 ° C ; v ∞ = 0,2m / h
Considere um transístor para montagem sobre a superfície de um circuito integrado cuja temperatura é mantida a 35°C. Ar a 20°C escoa sobre a superfície superior, de dimensões 4 mm por 8 mm, com um coe