As claraboias são comumente usadas em residências e instalações de produção, uma vez que deixam a luz natural entrar durante o dia, reduzindo, assim, os custos de iluminação. No entanto, oferecem pouca resistência à transferência de calor, e grandes quantidades de energia são perdidas através delas no inverno, a menos que sejam equipadas com cobertura isolante motorizada que pode ser utilizada em clima frio e à noite para reduzir as perdas de calor. Considere uma claraboia horizontal de 1 m de largura e 2,5 m de comprimento no telhado de uma casa mantida à temperatura de 20°C. A claraboia é feita de uma única camada de vidro ( k = 0,78 W/m.K e ε = 0,9) de 0,5 cm de espessura. Determine a taxa de perda de calor através da claraboia quando a temperatura do ar externo é -10°C e a temperatura efetiva do céu é -30°C. Compare seu resultado com a taxa de perda de calor através de um telhado com área de superfície equivalente que tem construção comum R-5,34 em unidades do SI (ou seja, razão entre espessura e condutividade térmica efetiva de 5,34 m2.K/W).

Passo 1

Sabemos que o céu tem temperatura efetiva T e f e = -30°C e o ar externo tem temperatura T ∞ = -10°C. Além disso, a temperatura no interior da casa é T s = 20°C e a claraboia tem área A = 1 m x 2,5 m e espessura L = 0,5 cm. As propriedades do vidro são k = 0,78 W/m.K e ε = 0,9.

Queremos encontrar a perda de energia da claraboia e compará-la com a de um telhado que possui L k e f e = 5,34 m2.K/W.

O que vamos fazer é: calcular a taxa de transferência de calor por condução através da claraboia e, utilizar a mesma fórmula para obter a taxa para o telhado. Pronto? Vamos lá!!!

Passo 2

A taxa de transferência por condução é:

q ˙ = k A T s - T ∞ L

Então a perda de calor pela claraboia é:

q ˙ 1 = 0,78   x   1   x   2,5   x   20 - - 10 0,5   x   10 - 2

q ˙ 1 = 11.700   W = 11,7   k W

Passo 3

Agora, vamos calcular de forma semelhante a perda de calor através do telhado R-534:

q ˙ = k e f e A T ∞ - T e f e L

q ˙ = ( T ∞ - T e f e ) A k e f e L

q ˙ 2 = - 10 - - 30   x   1   x   2,5   x 1 5,34

q ˙ 2 = 9,4   W

Resposta

Como podemos conferir a perda de calor através da claraboia é muito superior do que a observada no telhado R-534. Assim, é recomendado para esta construção que seja adicionado isolamento à claraboia.

Ver Outros Exercícios desse livro

Exercícios de Livros Relacionados

Os compartimentos superior e inferior de um reservatório bem isolado são separados por duas lâminas de vidro paralelas, com um espaço de ar entre elas. Um dos compartimentos deve ser preenchido com um
Em que condições a superfície externa de um cilindro vertical pode ser tratada como uma placa vertical nos cálculos de convecção natural?
Por que as superfícies aletadas são frequentemente utilizadas na prática? Por que as superfícies aletadas são chamadas de dissipadores de calor na indústria eletrônica?
Considere a convecção natural laminar em placa vertical quente. O fluxo de calor será mais elevado na parte superior ou inferior da placa? Por quê?
Dissipadores de calor de alumínio com perfil retangular são comumente usados ​​para resfriar componentes eletrônicos. Considere um dissipador de calor de 7,62 cm de comprimento e 9,68 cm de largura cu