Os compartimentos superior e inferior de um reservatório bem isolado são separados por duas lâminas de vidro paralelas, com um espaço de ar entre elas. Um dos compartimentos deve ser preenchido com um fluido quente e o outro com um fluido frio. Se for desejado que a transferência de calor entre os dois compartimentos seja mínima, você recomendaria colocar o fluido quente no compartimento superior ou inferior do recipiente? Por quê?
Passo 1
Boom galera, vamos começar mais um tópico ein !!!
Vamos lembrar do seguinte, o fluido quente, por exemplo, o ar, tende a subir, não é?
Então vamos imaginar, se colocarmos o fluido quente no compartimento superior, o ar que está próximo a ele vai aquecer, mas ele já estará na superfície superior.
Portanto, não vai haver corrente convectiva neste caso, somente uma forma de transferência de calor por condução vai estar presente,
Agora, quando o fluido quente é colocado no compartimento inferior vai haver uma condução que esquentará o ar nas suas proximidades. Se o ar quente está na parte inferior, o que acontecerá?
Ele é mais leve e então vai subir, entrando em contato com o compartimento superior que esta contendo o fluido frio. Neste caso nós podemos observar ainda a presença da convecção, certo?
Agora que vocês já entendera o que está acontecendo, o que recomendam?
Colocar o fluido quente no compartimento superior, não é?
E nesta é só galerinha!!