Começando com balanço de energia no elemento de volume, obtenha a equação explícita de diferenças finitas transiente bidimensional para nó geral interno em coordenadas retangulares para para o caso de condutividade térmica constante e geração uniforme de calor.
Passo 1
Inicialmente, consideraremos uma região retangular na qual a transferência de calor seja significativa nas direções e e uma dimensão na direção . Temos que a geração de calor no meio é uniforme e a condutividade térmica é constante.
Agora, devemos imaginar que o plano retangular considerado seja dividido em uma malha retangular de pontos nodais que possuem espaços e entre si, separados nas respectivas direções e .
Consideramos também um nó interior geral cujas coordenadas são e , e que o elemento de volume centrado nesse nó envolve a condução de calor de quatro lados, e expressando essas direções no tempo i, a formulação explícita de diferenças finitas transiente para esse nó interior geral pode ser expressa da seguinte maneira:
Passo 2
Agora, assumiremos uma malha quadrada , dividiremos cada termo por e, após as simplificações, temos:
Onde é a difusividade térmica do material e é o número de Fourier para malhas adimensionais.
Nesse formato, os quatro primeiros termos representam as temperaturas provenientes dos quatro lados da malha, o quinto termo é referente à temperatura na coordenada pertencente ao nó considerado, que também é a referência do último termo, referente à variação da temperatura ao longo do tempo.
Resposta
Ei, a resposta está no passo a passo :)