Enunciado
FenTrans, MecFlu, TransCal e TransMassa - Çengel - Transferência de Calor- Ed: 4º - Capítulo 9.Problemas - Ex. 116
Os componentes de um sistema eletrônico que dissipa 180 W estão localizados em um duto circular horizontal de 1,2 m de comprimento cujo diâmetro é de 10 cm. Os componentes no duto são refrigerados por ar forçado que entra a 30°C a uma taxa de 0,62 m3/min e sai a 38°C. As superfícies das placas metálicas do duto não são pintadas, e a transferência de calor por radiação das superfícies externas é desprezível. Se a temperatura do ar ambiente é 27°C, determine (a) a transferência de calor por convecção natural da superfície externa do duto para o ar ambiente e (b) a temperatura média do duto.
Passo 1
Vamos primeiro reunir nossas informações. Sabemos que as temperaturas do duto são e . Além disso, o duto apresenta comprimento e diâmetro . Sabemos ainda que .
A questão (b) é mais simples, então vamos resolvê-la antes. Como a temperatura na entrada é 30°C e na saída é 38°C, a média é:
Vamos esquematizar a letra (a) agora. Queremos a taxa de transferência de calor por convecção natural. Ela pode ser calculada por:
Temos condições de calcular a área superficial do duto e o , mas ainda precisamos do coeficiente convectivo. Uma das maneiras de encontrá-lo é utilizando a correlação de Nusselt para um cilindro horizontal:
O que vamos fazer então é: calcular a temperatura de filme e encontrar as propriedades do ar para esta temperatura; Calcular os adimensionais e ; substituir todos estes valores na correlação do número de Nusselt para encontrar o coeficiente convectivo; Determinar e ; e, finalmente encontrar a taxa de troca térmica. Pronto??? Vamos lá!!!
Passo 2
Já vimos que a temperatura média no duto é 34°C e que a temperatura do ar externo é 27°C. Então, a temperatura de filme fica:
Nesta temperatura as propriedades do ar são:
Vamos agora determinar o número de Rayleigh:
Já temos todas as variáveis necessárias para o número de Nusselt. Então vamos calcular :
Passo 3
Por fim, vamos calcular a área superficial do cilindro e a média das diferenças de temperatura. A área é:
Agora :
Substituindo estes valores na equação da taxa de transferência:
Resposta
Ei, a resposta está no passo a passo :)