Enunciado

4. Um composto M é consumido na superfície de uma partícula esférica de catalisador de acordo com a equação M → 3 N . O composto M faz parte de uma mistura gasosa, presente num filme estagnado que circunda a partícula. Admitindo que o fenômeno é controlado pela difusão, desenvolva uma expressão para a taxa de reação em termos das propriedades da fase gasosa, fração molar de M longe do catalisador e espessura do filme que envolve a partícula.

Passo 1

Falaa... tudo benzinho???

Nessa questão vamos encontrar uma expressão para a taxa de transferência de massa de A e para sua distribuição mola.

Considerando que seja um partícula esférica, vamos partir da equação da continuidade para a espécie A em termos de seu fluxo unidimensional absoluto molar:

d d r r 2 N A , r = 0

O fluxo molar é dado pela equação:

N A , r = - C D A B 1 - α y A d y A d r

E vamos já definir as condições de contorno:

CC1: r = R → y A = y A R

CC2: r = R + δ → y A = y A R + δ

Resposta

Resposta nos passos

Exercícios de Livros Relacionados

2. A isomerização de A em A n tem lugar num catalisador cuja reação é da forma: n A → A n . O processo é controlado pela difusão de A no filme gasoso estagnado de espessura δ em volta da partícula. De
Como é possível solucionar problemas de difusão com reação química heterogênea na superfície de uma partícula não-catalítica e não-porosa a partir do modelo do estado pseudo-estacionário?
O que significa transferência de massa com reação química heterogênea na superfície de uma partícula não-catalítica e não porosa? O que acontece se essa partícula vier a ser porosa?
O que significa o fator de efetividade? Qual é a sua importância na escolha de um catalisador?
Qual a diferença entre reação química homogênea e heterogênea nos fenômenos em que há transferência de massa?