Considere o Problema 15-12C novamente, exceto que a condição de contorno no lado comum entre os blocos e será um ventilador com uma elevação de pressão especificada da direita para a esquerda do ventilador. Suponhamos que um código CFD incompressível seja executado em ambos os casos (com e sem o ventilador). Com todas as condições iguais, a pressão na entrada aumentará ou diminuirá? Por quê? O que acontecerá à velocidade da saída? Explique.
Passo 1
Fala aí, galerinha. Tudo beleza? Vamos fazer mais uma questão de MecFlu pra tirar aquele 10 na prova.
Neste problema devemos analisar o que acontecerá com a pressão de entrada e a velocidade de saída quando um ventilador for ligado no domínio computacional do problema anterior.
Uma vez que o ventilador ajuda a empurrar o ar através do canal, a pressão de entrada se ajustará de forma que menos pressão de entrada seja necessária. Em outras palavras, a pressão de entrada diminuirá quando o ventilador for ligado. Uma vez que a velocidade de entrada é
o mesmo em ambos os casos, a taxa de fluxo de massa (e taxa de fluxo de volume, uma vez que o fluxo é incompressível) deve permanecer a mesma para ambos os casos. Portanto, a velocidade de saída não mudará.
Pode parecer à primeira vista que deveria aumentar por causa do ventilador, mas para conservar massa, a velocidade de saída não pode mudar. A solução é restringida pela condição de limite de entrada especificada. Em um experimento físico real, não existe tal restrição. O ventilador faria com que a pressão de entrada diminuísse, a velocidade de entrada aumentasse e a velocidade de saída aumentasse.
É isso, galera. Bora pra praticar mais pra ficar craque.
Resposta
Ei, a resposta está no passo a passo :)