Enunciado

Qual a diferença entre recheios randômicos e estruturados de alta eficiência? Qual deles apresenta maior eficiência de separação? Porque?

Passo 1

Olá, aqui quem fala é a Jacyara do Responde Aí. Está com os ânimos nas alturas?

Que ótimo que está tudo bem, então vamos começar a nossa batalha.

Bem, hoje vamos resolver mais um probleminha de transferência de massa, na real é um conteúdo que está altamente correlacionado às operações unitárias.

A questão pergunta em si qual a diferença entre dois tipos de recheios utilizados em colunas recheadas, o randômico e o estruturado de alta eficiência.

Primeiramente, antes de falar a diferença precisamos saber o que é, você sabe o que é um recheio estruturado? não? Então vamos discutir isso aí.

Um recheio pessoal é um monte de peças que é colocado dentro da coluna para espalhar o líquido e misturar melhor com o gás, portanto ele pode ter diversas formas e elas se dividem em randômicos e estruturados.

Tendo isso em mente vamos discutir qual possui melhor eficiência, e ai podemos ir? vamos lá

Passo 2

Primeiramente, um recheio randômico é algo assim:

Onde eles são despejados nas colunas recheadas dessa mesma forma. todo espalhado de forma aleatória e eles possuem forma geométrica bem definida, sendo simples ou complexo (brita, anéis lisos ou recortados, selas, etc.), sendo colocados aleatoriamente na coluna até que a seção esteja cheia.

Já o recheio estruturado de alta eficiência é algo dessa forma aqui:

Onde o espalhamento todo é projetado e estruturado de uma forma controlada, a fim de que exista um “molhamento” quase completo de sua superfície, aumentando assim a área efetiva de troca de massa. Não obstante, o já o arraste devido a força de adesão nas primeiras camadas do fluido que existe devido à forma estruturada do recheio, promove uma turbulência no filme de líquido sobre a superfície do recheio, aumentando a transferência de massa. Sendo assim, esse tipo de recheio tende a ter uma maior eficiência em relação ao randômico.

Resposta

Recheio randômico é organizado na coluna de forma aleatória já o recheio estruturado não, a forma de como se espalha dentro da coluna é pré-projetada. Portanto, o recheio estruturado possui uma eficiência maior que o randômico.

Exercícios de Livros Relacionados

Reconsiderando o enunciado do exemplo ( 11.8 ) para o cálculo da altura efetiva de uma coluna que opera em contracorrente. Admita que o coeficiente global de transferência de massa é 70k g m o l .
Calcule o número de estágios reais para os exercícios 7 ,8 ,9e12 considerando:a) eficiência global igual a 30% ,40 % ,50 % e 60 % ; b) para soluções diluídas, obtenha, além do método gráfico, o número
Resolva os exercícios 7,8 , 9e12 , considerando contato paralelo.
Procurou-se extrair traços de tungstênio presentes em uma solução aquosa de tungstato de sódio por intermédio da utilização de solvente orgânico isento de soluto. utilizou-se um extrator que opera com
Uma coluna de absorção de 1,2m de diâmetro é alimentada com 800 k g m o l s de uma solução líquida. Na outra extremidade, uma mistura gasosa entra com 2% em mols de soluto. Esta corrente abandona a to