Procurou-se extrair traços de tungstênio presentes em uma solução aquosa de tungstato de sódio por intermédio da utilização de solvente orgânico isento de soluto. utilizou-se um extrator que opera com dois estágios teóricos em contracorrente. O percentual da fração mássica do soluto na alimentação pesada é 3,75   x   10 - 3 % , enquanto a relação de equilíbrio para o soluto distribuído nas fases extrato e refinado, em termos de fração mássica, é y A = 5 x A . Sabendo que as taxas mássicas de alimentação das correntes leve e pesada são iguais a 200   g / h e 250   g / h , respectivamente, determine:

a) o percentual soluto extraído;

b) a fração mássica absoluta do soluto no refinado na saída do extrator.

Passo 1

Fala aiii meus lindos tudo blz? espero que sim

Então se liga só nessa questão do livro de fundamentos e transferência e massa do cremasco procurou-se extrair traços de tungstênio presentes em uma solução aquosa de tungstato de sódio por intermédio da utilização de solvente orgânico isento de soluto. utilizou-se um extrator que opera com dois estágios teóricos em contracorrente. O percentual da fração mássica do soluto na alimentação pesada é 3,75   x   10 - 3 % , enquanto a relação de equilíbrio para o soluto distribuído nas fases extrato e refinado, em termos de fração mássica, é y A = 5 x A . Sabendo que as taxas mássicas de alimentação das correntes leve e pesada são iguais a 200   g / h e 250   g / h , respectivamente, determine:

a) o percentual soluto extraído;

b) a fração mássica absoluta do soluto no refinado na saída do extrator.

Precisa ficar assim não meus abençoados conforme você for vendo os passos vai perceber que ela é de boa.

Passo 2

Então galerinha para determinarmos os itens cobrados na questão devemos ter a equação de percentual do soluto e fração molar que é representada por,

f r a ç ã o → x A = y A 1 - y 0

p e r c e n t u a l   d o   s o l u t o → 1 k x A

Com isso temos que na letra (a) para 200   g / h e 250   g / h de soluto temos,

k = 0,2   x   0,25   x   19,048   x   100   % = 95,24   %

Já na letra (b) tendo sido dado 3,75   x   10 - 3 temos,

x A = 1,779   x   10 - 6 1 - 3,75   x   10 - 3 = 1,786   x   10 - 6

Espero que eu tenha ajudado e te vejo no próximo desafio.

Até a próxima.

Resposta

a) k = 95,24   %

b) x A = 1,786   x   10 - 6

Exercícios de Livros Relacionados

Demonstre as equações 11.61, 11.62,11.63.
Porque a área molhada é igual a área interfacial específica para transferência de massa quando se trabalha para absorção química.
Qual a diferença entre recheios randômicos e estruturados de alta eficiência? Qual deles apresenta maior eficiência de separação? Porque?
Qual a importância da área superficial do recheio seco em uma coluna recheada.
O que são contatos contracorrente e paralelo? Em qual deles se transfere maior quantidade, teoricamente, de matéria? Prove.