Escreva um relatório sobre a história da redução dos coeficientes de arrasto dos carros e obtenha os dados de coeficientes de arrasto para alguns modelos mais modernos de carros através dos catálogos dos fabricantes.
Passo 1
E aí galera, tudo bem?
A Mecânica dos Fluidos tá no nosso dia-a-dia, em coisas que a gente nem imagina!
Vem comigo pra gente entender como o coeficiente de arrasto é importante pro desempenho dos carros, como o valor do coeficiente foi sendo melhorado pelos fabricantes ao longo dos anos e também vamo ver alguns coeficientes pra modelos mais novos de carros!
Pra começar, vamos entender a importância do coeficiente de arrasto pro desempenho do carro, e porque ele é um parâmetro a ser analisado na fabricação de um automóvel.
Quanto maior o , maior vai ser a potência necessária pro carro vencer a força de arrasto e se colocar em movimento. Ou seja, quanto maior o coeficiente de arrasto, mais gasolina vai ser gasta pra mesma velocidade com que o carro se mova.
Sendo assim, como regra prática, a porcentagem de economia de combustível associada à redução do arrasto naquele veículo é de aproximadamente metade da porcentagem de redução do arrasto!
Os primeiros carros, na década de 1920, não atingiam altas velocidades e o coeficiente de arrasto não era um parâmetro tão importante. Por isso seu formato era muito pouco aerodinâmico e lembrava uma caixa, e não formato ideal de uma gota.
Por isso, ao longo dos anos, e de mudanças nas tecnologias, os coeficientes de arrasto foram diminuindo ao se mexer no formato dos carros, na moldagem das chapas de aço e na carenagem.
A tabela abaixo apresenta um histórico dos coeficientes de arrasto médio ao longo das décadas.
Por fim, a gente pode ver os coeficientes de arrasto médios de alguns modelos de carros mais modernos de diferentes fabricantes na outra tabela aí embaixo:
Pronto, acabamos de aprender juntos um pouco da importância e do histórico do coeficiente de arrasto nos carros!
Resposta
Ei, a resposta está no passo a passo :)