A fórmula de Chézy (10.18) não depende da massa específica e da viscosidade do fluido. Isso significa que tanto a água quanto o mercúrio, o álcool e o óleo SAE 30 irão escoar em um dado canal aberto com a mesma vazão? Explique.

Passo 1

Fala aí, galera!!! Bora pra mais um “lerigou” da mecânica dos fluidos? Essa questão vai exigir da gente lembrar muito forte da parte teórica das paradas!

Primeiro de tudo, qual é a fórmula de Chézy??

V = 1 n R h 2 3 S o

Note que a equação parece ser independente das propriedades do fluido, apenas com esse valor “n” aí que é uma representação do valor da rugosidade superficial, mas DE FATO, para usarmos essa equação a gente precisa que TODO O CANAL seja rugoso e turbulento, por exemplo, para altos valores de Reynolds, pelo menos R e > 10 6 .

Mesmo se fosse para fluidos com baixa viscosidade, como por exemplo água, mercúrio e álcool, isso iria requerer da gente um tamanho razoável de canal, R h na ordem de 1 metro ou mais se o ângulo for pequeno, tipo S o ≪ 1 .

O óleo SAE 30 é tão viscoso que iria requisitar pra gente um R h > 10 m para que pudéssemos fazer uma aproximação pela equação de Chézy.

Resposta

Ei, a resposta está no passo a passo :)

Ver Outros Exercícios desse livro

Exercícios de Livros Relacionados

Uma onda de choque pode se desenvolver na seção convergente de um bocal convergente-divergente? Explique.
Como ocorre o choque oblíquo? Em que os choques oblíquos são diferentes dos choques normais?
12-63C O que representam os estados da linha de Fanno e de Rayleigh? O que representam os pontos de intersecção dessas duas curvas?
12-64C O número de Mach de um fluido pode ser maior do que 1 após uma onda de choque normal? Explique.
Como o choque normal afeta (a) a velocidade do fluido, (b) a temperatura estática, (c) a temperatura de estagnação, (d) a pressão estática e (e) a pressão de estagnação?