Um medicamento encontra-se no interior de um velho frasco farmacêutico de vidro. A boca está fechada com uma rolha de borracha que tem de altura, com de diâmetro na extremidade inferior, alargando-se até na extremidade superior. A concentração molar do vapor do medicamento na rolha é de na sua superfície inferior e é desprezível na superfície superior. Sendo a difusividade mássica do medicamento na borracha de , ache a taxa na qual o vapor sai pela rolha.
Passo 1
Faaala ai! Nessa questão nós temos as dimensões da rolha de borracha no frasco de medicamento, a concentração molar de vapor de medicamento nas superfícies superior e inferior e a difusividade em massa do vapor de medicamento em borracha.
Com essas informações vamos encontrar a taxa na qual o vapor do medicamento sai pela rolha.
Passo 2
Para resolver essa questão vamos assumir que:
(1) O colo de vidro é impermeável ao vapor de medicamento, portanto, há perda de massa desprezível na superfície inclinada;
(2) A difusão de massa é unidimensional;
(3) Estado estacionário;
(4) Propriedades constantes;
(5) Nenhuma reação química.
A análise segue a abordagem "análise de condução alternativa". Para difusão unidimensional na direção , a Lei de Fick na forma molar, reduz para:
Onde a concentração total, C, foi assumida constante.
Passo 3
A taxa de transferência da espécie A através de toda a seção transversal da rolha, , pode ser expressa como,
Onde é a área da seção transversal.
Para difusão unidimensional em estado estacionário sem reação química, a taxa de transferência de espécies deve ser constante. Nós vamos multiplicar a equação do passo anterior por , separar as variáveis e integrar entre a parte superior e a inferior da rolha:
Passo 4
A área da seção transversal é dada por:
Onde,
Assim,
Passo 5
E,
Então,