Enunciado
FenTrans, MecFlu, TransCal e TransMassa - Incropera - Fundamentos de Transferência de Calor e Massa- Ed: 7º - Capítulo 2.Problemas - Ex. 23
Um método para determinar a condutividade térmica e o calor específico cp de um material está ilustrado na figura. Inicialmente, as duas amostras idênticas, de diâmetro e espessura, e o aquecedor delgado se encontram a uma temperatura uniforme, enquanto envolvidos por um pó isolante térmico. Em um dado instante, o aquecedor é energizado, fornecendo um fluxo térmico uniforme em cada uma das interfaces das amostras, que é mantido constante por um período de tempo. Imediatamente após o início do aquecimento, a temperatura nesta interface, , está relacionada com o fluxo térmico através da expressão
Em determinado teste, o aquecedor elétrico dissipa uma potência de durante um período de e a temperatura na interface, após de aquecimento, é. Passado um longo intervalo de tempo após o desligamento do aquecedor, , as amostras atingem a temperatura uniforme de. A massa específica do material das amostras, determinada através de medidas de volume e massa, é de .
Determine o calor específico e a condutividade térmica do material testado. Olhando os valores das propriedades termofísicas nas Tabelas e, identifique o material das amostras testadas.
Passo 1
Bora pra mais uma questão😊. Aqui nós temos amostras idênticas de diâmetro, comprimento e densidade prescritos inicialmente a uma temperatura uniforme, imprensam um aquecedor elétrico que fornece um fluxo de calor uniforme por um período de tempo . São prescritas condições logo após a energização e muito tempo após a desenergização do aquecedor. Esquematicamente, temos:
Nós precisamos calcular o calor específico e a condutividade térmica do material da amostra de teste. E a partir dessas propriedades, temos que identificar o tipo de material usando a Tabelas edo livro.
Passo 2
Para resolver essa questão vamos assumir que:
- A transferência de calor é unidimensional nas amostras;
- As propriedades são constantes;
- A perda de calor é insignificante através de isolamento;
- A massa do aquecedor é desprezível.
Considerando um volume de controle sobre as amostras e o aquecedor e aplicando a conservação de energia durante o intervalo de tempo de , temos:
Ou seja,
Onde a entrada de energia é escrita pela condição de energia do primeiro caso. E a temperatura final, pelo segundo caso. Resolvendo para,
Então,
Onde é a massa das duas amostras.
Passo 3
Para o primeiro caso, a resposta térmica transiente do aquecedor é dada por:
Isolando a condutividade térmica, temos:
Onde,
Substituindo os valores na equação de
Ou seja,
Passo 4
Show! Agora nós já temos em mãos as seguintes propriedades:
, e
A partir delas, podemos descobrir qual é o tipo de material usado através das Tabelas e. Onde a Tabela A.1 serve para determinarmos se esses valores são típicos de um material metálico. Com ela, vamos ter as seguintes análises:
• Metais com baixa geralmente têm condutividades térmicas mais altas;
• Aquecimentos específicos dos materiais são de magnitude semelhante;
• O baixo valor da amostra é típico de maus condutores metálicos que geralmente têm
manobras específicas muito mais altas;
• Provavelmente o material não é metálico.
Já na segunda coluna da Tabela A.2 vemos que o material óxido de alumínio policristalino, tem propriedades a correspondentes aos encontrados para as amostras.
Resposta
Material: óxido de alumínio policristalino