Em uma torre de 1,2   m de diâmetro, um certo soluto A é transferido da fase gasosa para a líquida. Para este sistema em que se trabalha com soluções diluídas, a seguinte lei de Henry modificada é válida y A i = 1,1 x A i . Sabe-se que a composição interfacial do soluto A na corrente gasosa, ao abandonar o topo da coluna, é igual a 0,5   % em mols e que sua composição no seio dessa corrente é 1   % em mols. O solvente escoando em contracorrente à fase gasosa, deixa a torre rico em A, sendo a composição do soluto nesta situação igual a 3   % em mols. Como a coluna opera a temperatura pressão constante, assumem-se como constantes os coeficientes volumétricos individuais de transferência de massa, sendo iguais a 48   k g m o l e 32   k g m o l . Mediram-se as taxas molares de ambas as correntes no topo da torre, as quais apresentam os seguintes valores : 74   k g m o l   e   57   k g m o l .

Passo 1

Fala aiii meus lindos tudo blz? espero que sim

Então se liga só nessa questão do livro de fundamentos e transferência e massa do cremasco em uma torre de 1,2   m de diâmetro, um certo soluto A é transferido da fase gasosa para a líquida. Para este sistema em que se trabalha com soluções diluídas, a seguinte lei de Henry modificada é válida y A i = 1,1 x A i . Sabe-se que a composição interfacial do soluto A na corrente gasosa, ao abandonar o topo da coluna, é igual a 0,5   % em mols e que sua composição no seio dessa corrente é 1   % em mols. O solvente escoando em contracorrente à fase gasosa, deixa a torre rico em A, sendo a composição do soluto nesta situação igual a 3   % em mols. Como a coluna opera a temperatura pressão constante, assumem-se como constantes os coeficientes volumétricos individuais de transferência de massa, sendo iguais a 48   k g m o l e 32   k g m o l . Mediram-se as taxas molares de ambas as correntes no topo da torre, as quais apresentam os seguintes valores : 74   k g m o l   e   57   k g m o l .

Precisa ficar assim não meus abençoados conforme você for vendo os passos vai perceber que ela é de boa.

Passo 2

Então galerinha nessa questão resumidamente ele deseja encontrar a altura efetiva tendo como equação,

Z = A U T   x   A * x   1 100

Tendo sido dado os valores de

D = 120   c m           c o e f i c i e n t e   v o l u m é t r i c o :   48   k g m o l   e   32   k g m o l

t a x a s   m o l a r e s : 74   k g m o l   e   57   k g m o l

Ficando,

Z = 48 - 37   x   74 - 57   x   1,87   x 1 100 = 3,49   m

Ficando a altura representada por,

Z = 3,5   m

Espero que eu tenha ajudado e te vejo no próximo desafio.

Até a próxima.

Resposta

Z = 3,5   m

Exercícios de Livros Relacionados

Desenvolva expressões análogas às (11.16) e (11.17), utilizando, respectivamente, a pressão parcial e a concentração do soluto.
Interprete fisicamente a teoria das duas resistências.
Qual a importância do equilíbrio termodinâmico nas operações de transferência de massa?
Discuta a lei de Henry
Procure interpretar o fenômeno da absorção em termos de causa efeito.