Desenvolva expressões análogas às (11.16) e (11.17), utilizando, respectivamente, a pressão parcial e a concentração do soluto.
Passo 1
Olá, aqui quem fala é a Jacyara do Responde Aí. Como você está? Está tudo em cima?
Bem, hoje vamos resolver mais um probleminha de transferência de massa, na real é um conteúdo que está altamente correlacionado com a teoria do duplo filme. Não é algo muito comum de se ver em prova, mas mesmo assim vamos resolver passo a passo com você, ok?
A questão pede para deduzir a seguinte expressão utilizando as pressões parciais:
E essa aqui utilizando as concentrações das fases:
Basicamente, a questão quer que você deduza as expressões dos coeficientes globais de transferência de massa. Sacou?
Agora que você sacou, vamos lá resolver.
Passo 2
Para resolver essas questões que envolvem teoria do duplo filme precisamos desenhar o duplo filme, fica mais claro, então meu desenho vai ficar algo mais ou menos assim:
Para primeira demonstração vamos utilizar a teoria das pressões parciais, então o fluxo na fase gasosa deve ser algo do tipo:
E o fluxo na fase líquida devemos ter algo, mais ou menos, assim:
Onde temos que e , são os coeficientes globais de transferência que relaciona todas as resistências relacionadas a transferência de massa do sistema e , é as pressões parciais e a concentração do componente no seio da fase fluida.
Só que medir esses coeficientes globais é horrível, sendo assim vamos procurar uma maneira mais simples de medi-los que é exprimindo-os em função dos coeficientes locais de transferência.
Para isso, primeiramente, vamos admitir que o soluto está pouco difundido dentro do fluido 2, porque assim podemos utilizar o estado padrão de henry da termodinâmica que diz que existe um equilíbrio linear da seguinte forma:
E temos que a concentração do componente A na fase líquida também deve estar em equilíbrio com a concentração da fase gasosa:
Impondo a condição do estado estacionário, temos que os fluxos de matéria são iguais, portanto, temos que os fluxos e matéria na interface do filme é dado por:
Onde e são os coeficientes locais de transferência de massa e e é as pressões parciais e a concentração do componente no filme.
Portanto temos que:
Utilizando a equação de fluxo total, temos que:
Somando e subtraindo temos que:
Utilizando as relações de equilíbrio temos que:
Utilizando as seguintes expressões de fluxo:
temos que:
Passo 3
Realizando os mesmos passos para a segunda equação temos:
Somando e subtraindo temos que:
Utilizando as relações de equilíbrio temos que:
Utilizando as expressões de fluxo locais temos que:
Resposta
Todas as respostas foram devidamente deduzidas nos passos anteriores.