Fórmulas da Equação de Bernoulli
Resumo
A equação de Bernoulli é o pontapé inicial do estudo de Hidrodinâmica e ela busca nos ensinar como fluidos incompressíveis em regime permanente se comportam dentro de mangueiras, tanques e outros tipos de objetos!
Equação de Bernoulli
A fórmula da equação de Bernoulli é apresentada da seguinte forma:
Onde:
e são as pressões no ponto e no ponto , respectivamente; e são as alturas relativas do ponto e no ponto , respectivamente; e são as velocidades do fluido no ponto e no ponto , respectivamente; é a massa específica do fluido; é a aceleração da gravidade.
O importante dessa fórmula é lembrar que essas três parcelas que aparecem na nossa equação representam a energia de pressão, a energia potencial gravitacional e a energia cinética do fluidos em dois pontos diferentes de seu percurso!
Exemplo: Um riacho de efluentes industriais, passa a ser canalizado em uma tubulação com seção circular a partir de certo momento. Calcule a pressão num ponto qualquer dentro da tubulação.
Para resolver essa questão vamos aplicar a Equação de Bernoulli para isso vamos comparar dois pontos. Um ponto no jato que sai da tubulação e um ponto no tubo.
Como podemos arbitrar quaisquer dois pontos, vamos considerar dois pontos em uma mesma altura, eliminando a diferença de energia potencial gravitacional e como a velocidade de saída da tubulação deve ser igual a velocidade do fluido dentro do tubo eliminamos também a diferença de energia cinética:
Como a pressão fora da tubulação, que é representado pelo nosso ponto 2 é a pressão aberta para atmosfera, ela é considerada a pressão atmosférica, logo:
Agora você pode dar uma conferida no nosso conteúdo sobre Fluidos! Aqui no Responde Aí temos conteúdo em texto, vídeo, exercícios resolvidos passo a passo e mais!
Você também pode clicar aqui pra conferir a resolução de milhares de questões de livro! 🤩🤩🤩