Força de Atrito: Fórmula
Resumo
Fala aí! Seja muito bem vindo ao Responde Aí! Bora ficar por dentro da Força de Atrito e sua fórmula?!
A Força de Atrito é uma força que se opõe ao movimento e está relacionada com a rugosidade da superfície em que um bloco está em contato, e pode ser Estática ou Cinética de acordo com o estado em que o objeto se encontra!
Se você já empurrou um carro pra ele pegar na marra você percebeu que, quando o carro esta parado a força para o primeiro movimento é muito maior do que depois que ele sai do lugar, certo?
Existe um motivo pra isso! Fica comigo que você vai entender jájá! 😉
Mas antes de qualquer coisa, vamos conferir a fórmula de força de atrito!
Força de Atrito Cinética
Usamos a força de atrito cinética quando o objeto empurrado já esta em movimento, nesse caso temos a seguinte fórmula:
é a força de atrito cinética, medida em ; é o coeficiente de atrito cinético, que varia de acordo com a superfície de contato e é um número adimensional; é a força normal, que é uma força de contato do objeto com a superfície, e é medida em Newton .
Força de Atrito Estática
Agora a força de atrito estática é usada quando o objeto empurrado esta parado e sua fórmula é basicamente a mesma, a única diferença é que ao invés de usarmos o coeficiente de atrito dinâmico, vamos usar o estático!
Pra ficar bem claro, nessa fórmula temos:
é a força de atrito estática e é medida em Newton . é o coeficiente de atrito estático, que varia de acordo com a superfície de contato e é um número adimensional; é a força normal, que é uma força de contato do objeto com a superfície, e é medida em Newton .
Diferença entre Força de Atrito Estático e Cinético
Bem, essa diferença a gente já percebe no nome! Enquanto na força de atrito estático se refere ao objeto parado a força de atrito dinâmico é quando o objeto empurrado já esta em movimento!
Agora, lembra daquele exemplo do carro lá de cima?
E lembra da dificuldade de fazer o carro se mover?!
Acho que você já está sentindo que a força de atrito estático é maior, não é!? 😁
Presta atenção nesse gráfico aqui:
A força de atrito atinge o ponto máximo quando o objeto tá ali quaaase se movendo, e depois diminui um pouco e se mantêm constante!
Ou seja, a força de atrito estático é realmente maior que o atrito dinâmico! 😉
O atrito está sempre presente em situações não ideais, por isso é muito importante entender como ele atua sobre os objetos. Bora fazer um exemplo para deixar tudo bem claro! 👇
Exemplo
Uma força
Sabendo que existe atrito entre o bloco e a superfície e que os coeficientes de atrito estático e o coeficiente de atrito cinético, são respectivamente
Opaa! Vamos lá desvendar essa questão! 😅
A Força de Atrito é caracterizada como uma força que se opõe a tendência do movimento, como a força
Agora precisamos entender se o objeto está em movimento ou se ele está parado. Para o bloco se movimentar é necessário que a força seja maior que a Força de Atrito Estático Máxima, que é dada por:
Lembrando que, se estamos calculando a força de atrito estático, usamos o coeficiente de atrito estático!
Inicialmente não sabemos o valor da força normal, mas como no eixo vertical as forças se encontram em equilíbrio podemos considerar que:
Então:
Finalmente:
Se a força de atrito máxima é maior que a força aplicada no bloco
Tranquinho, não é?! Quer aprender mais?
Você pode dar uma conferida no nosso conteúdo de Leis de Newton! Aqui no Responde Aí temos conteúdo em texto, vídeo, exercícios resolvidos passo a passo!
Você também pode clicar aqui pra conferir a resolução de milhares de questões de livro! 🤩🤩🤩