50. Mostre que o decaimento hipotético do próton dado pela Eq. 44-14 não viola as leis de conservação (a) de carga; (b) de energia e (c) de momento linear. (d) E a lei de conservação do momento angular?
Passo 1
a) Bom! Para este caso como a carga do próton e do pósitron é +1 e a carga do neutrino é zero, temos que a soma dos cargas nos reagentes é igual à soma das cargas nos produtos e a lei de conservação da carga é respeitada.
Passo 2
b) Para este segundo caso, temos que como a energia de repouso do próton é muito maior que a soma das energias de repouso do pósitron e do neutrino, ou seja, a energia de repouso do reagente é superior à energia de repouso dos produtos; a lei de conservação da energia é respeitada.
Passo 3
c) A lei de conservação do momento linear pode ser respeitada, bastando para isso que a soma vetorial dos momentos lineares do elétron e o neutrino seja igual ao momento linear do próton. Isso é uma exigência para que ocorra esse tipo de conservação.
Passo 4
d) Nessa letra, a lei de conservação do momento angular pode ser respeitada, bastando para isso que a soma vetorial dos momentos angulares do elétron e do neutrino seja igual ao momento angular do próton. No final das contas, isso é uma condição para que esse caso ocorra.
Resposta
a) A lei de conservação da carga é respeitada.
b) A lei de conservação da energia é respeitada.
c) A lei de conservação do momento linear pode ser respeitada, contanto que a soma vetorial dos momentos lineares do elétron e o neutrino seja igual ao momento linear do próton.
d) A lei de conservação do momento angular pode ser respeitada, contanto que a soma vetorial dos momentos angulares do elétron e do neutrino seja igual ao momento angular do próton