. Os blocos (massa ) e (massa ) movem-se sobre uma superfície horizontal sem atrito. Inicialmente, o bloco está se movendo para a esquerda a e o bloco se move para a direita com velocidade de . Os blocos estão equipados com para-choques de mola ideal, como no Exemplo 8.10 (Seção 8.4). A colisão é frontal, portanto, todo o movimento antes e depois da colisão ocorre ao longo de uma linha reta. Ache a energia máxima armazenada nos para-choques de mola e a velocidade de cada bloco nesse instante. Ache a velocidade de cada bloco após eles se separarem.
Passo 1
Uma das coisas que ajuda muito em uma questão é pensar nos extremos de um problema, sendo assim vamos pensar em 2 situações:
- Os blocos estão se movendo um ao encontro do outro, cada um tem sua massa e velocidade dita no enunciado e ambos possuem energia cinética.
- Quando os blocos se chocam as molas de cada bloco são comprimidas ao máximo, os blocos não estão movendo-se em relação ao outro, mas em relação à superfície os dois possuem a mesma velocidade
Bom, aqui podemos notar que nosso problema se trata de uma colisão elástica então para resolver esse exercício vamos usar e abusar das leis de conservação.
Ahhh, lembrando que nesse exercício a única coisa que nos interessa é o movimento horizontal então vamos trabalhar exclusivamente com a componente .
Passo 2
Esse item nos pede a energia máxima armazenada e podemos encontrar ela no instante em que houve a compressão máxima da mola. Mas pera aí, o enunciado não nos dar informação nenhuma sobre a mola então o que nos resta descobrir é a velocidade dos blocos em relação a superfície ( e depois usa-lo pra chegar no resultado que queremos:
Isolando o e colocando os valores que o enunciado nos dar:
Passo 3
Agora que temos a velocidade vamos usar a conservação de energia:
Que de acordo com o nosso problema ficará:
Agora vamos substituir os valores e conseguir a nossa resposta:
Passo 4
Para achar as velocidades de cada bloco vamos usar mais uma vez a conservação de momento:
Substituindo os valores teremos:
Bom, temos uma equação e duas variáveis, felizmente o livro nos dar uma equação que você pode usar para sair dessa (equação ) que é:
Substituindo os valores que temos ela ficará:
Agora temos duas variáveis e duas equações então vamos montar nosso sistema e resolver:
Substituindo na primeira equação do nosso sistema:
E acabou!!
Resposta