. Dois blocos têm uma mola comprimida entre eles, como no Exercício 8.24. A mola tem força constante de e, inicialmente, é comprimida de seu comprimento original. Para cada bloco, qual é a aceleração logo após os blocos serem liberados; a velocidade final após os blocos deixarem a mola?
Passo 1
No nosso problema, inicialmente, temos energia potencial elástica na mola quando os blocos forem soltos essa energia potencial será toda convertida em energia cinética pois a força da mola é conservativa e isso significa que a energia é conservada.
Além disso, como só há forças internas atuando no sistema o momento também é conservado. Então, vamos usar essas duas leis de conservação junto com a segunda lei de Newton pra resolver o nosso exercício.
Ah, outra coisa bem importante é que o enunciado nos diz que o nosso exercício é parecido com exercício então podemos tirar a massa dos blocos desse exercício (acredite, vamos precisar das massas) e dizer que:
Bloco A :
Bloco B :
Passo 2
Nesse primeiro item queremos a aceleração logo após os blocos serem libertados e vamos conseguir essa aceleração usando a segunda lei de Newton:
Porque sabemos que esse no nosso exercício é a força da mola que é dada por:
Ou seja:
Substituindo os valores que temos:
Passo 3
Vamos começar usando a conservação de momento para resolver esse item.
Mas pelo enunciado podemos reparar que inicialmente não tinha movimento, ou seja, o momento inicial é zero.
Substituindo os valores teremos que:
Uma equação para duas incógnitas, bom, precisaremos de outra equação. E agora entra a conservação de energia onde teremos:
Sabendo que , então:
Substituindo os valores que temos:
Isolando :
Agora que temos podemos achar :
Resposta