Afinando um violino. Uma violinista está afinando seu instrumento com a nota A (440 Hz). Ela toca a nota enquanto escuta um som gerado eletronicamente, exatamente com essa frequência, e escuta uma frequência de batimento de 3 Hz, que aumenta para 4 Hz quando ela pressiona a corda de seu violino firmemente. (a) Qual foi a frequência da nota tocada por seu violino quando ela ouviu os batimentos de 3 Hz? (b) Para afinar seu violino perfeitamente em A, a violinista deverá apertar ou afrouxar sua corda a partir de como ela se encontrava quando ouviu os batimentos de 3 Hz?

Passo 1

Fala galera, bora lá!

(a) Para a resolução desta questão será utilizada a fórmula para determinação da frequência de um batimento (onda resultante da superposição de duas ondas que possuem frequências diferentes):

f b a t = f m a i o r - f m e n o r

f b a t : frequência do batimento

f m a i o r : maior valor de frequência entre as duas ondas

f m e n o r : valor de frequência entre as duas ondas

Passo 2

Sabe-se que ao apertar mais firmemente a corda, as ondas sonoras geradas terão uma velocidade de propagação maior e, portanto, maiores valores de frequência. Sendo assim, como o valor da frequência de batimento aumentou e a frequência de referência (440 Hz) permanece constante, conclui-se que a frequência emitida pelo instrumento no primeiro momento (sem o aperto firme) é maior que a de referência.

Passo 3

Com a equação acima, determina-se a frequência do instrumento f v i o l para uma frequência de batimento equivalente a 3 Hz:

f m a i o r = f v i o l

f b a t = f v i o l - f m e n o r

Portanto, a frequência do violino equivale a:

3 = f v i o l - 440

f v i o l = 443   H z

Passo 4

(b) Para a resolução desta questão será utilizada a fórmula para determinação da frequência de um batimento dita o passo 1. Como a frequência do violino tem um valor superior ao valor da frequência de referência, a violinista deverá afrouxar as cordas para que as ondas sonoras geradas possam ter uma velocidade de propagação menor e, portanto, uma frequência menor.

Deste modo, a violinista deverá afrouxar as cordas para que as frequências das ondas sonoras geradas pelo violino sejam menores e mais próximas à frequência referencial.

Resposta

  1. f v i o l = 443   H z
  2. A violinista deverá afrouxar as cordas para que as frequências das ondas sonoras geradas pelo violino sejam menores e mais próximas à frequência referencial.

Exercícios de Livros Relacionados

A corda lá de um violino está esticada demais. São ouvidos 4,0 batimentos por segundo quando a corda é tocada junto com um diapasão que oscila exatamente na frequência do lá de concerto ( 440 H z ). Q
Cinco diapasões oscilam com frequências próximas, mas diferentes. Qual é o número ( a ) máximo e ( b ) mínimo de frequências de batimentos diferentes que podem ser produzidas tocando os diapasões aos
Duas cordas de piano iguais têm uma frequência fundamental de 600 H z quando são submetidas a uma mesma tensão. Que aumento relativo da tensão de uma das cordas faz com que haja 6,0 batimentos por seg
Batimentos são produzidos pela superposição de duas ondas harmônicas se (a) suas amplitudes e frequências são iguais, (b) suas amplitudes são iguais mas suas frequências diferem ligeiramente, (c) suas
No problema 4, a frequência de batimento é (a) 2 H z (b) 256 H z (c) 258 H z (d) 257 H z