Enunciado

Um balão de ar quente consiste de um cesto, um passageiro e alguma carga. Considere a massa total como M . Embora haja uma força de levantamento de baixo para cima que atua sobre o balão, este inicialmente está acelerado no sentido de cima para baixo a uma taxa de g / 3 .

  1. Desenhe um diagrama do corpo livre para o balão decrescente.
  2. Encontre a força de levantamento de baixo para cima em termos do peso inicial total M g .
  3. O passageiro observa que está se dirigindo diretamente para uma cachoeira e decide que precisa subir. Qual fração do peso total ele deve soltar do cesto para que o balão acelere de baixo para cima a uma taxa de g / 2 ? Suponha que a força de levantamento de baixo para cima permanece a mesma.

Passo 1

Eaee, belezinha?? Bom... o enunciado nos diz que um balão de ar quente consiste de um cesto, um passageiro e alguma carga. Considere a massa total como M .

Embora haja uma força de levantamento de baixo para cima que atua sobre o balão, este inicialmente está acelerado no sentido de cima para baixo a uma taxa de g / 3 (onde g é a aceleração da gravidade).

Queremos fazer o diagrama de corpo livre do balão decrescente. Para isso, precisaremos analisar todas as forças em todas as direções do corpo.

Com isso, encontraremos a força de levantamento de baixo para cima em termos do peso inicial total M g .

Por fim, o enunciado nos dá o seguinte acontecimento: O passageiro observa que está se dirigindo diretamente para uma cachoeira e decide que precisa subir. Qual fração do peso total ele deve soltar do cesto para que o balão acelere de baixo para cima a uma taxa de g/2? Suponha que a força de levantamento de baixo para cima permanece a mesma.

Muita coisa né?? Mas vamos devagarinho que vai dar certo!! 😉

Passo 2

  1. Vamos resolvendo a letra a que ela vai ajudar a gente a entender o problema!
  2. Primeiro vamos identificar quais forças estão agindo sobre ele. No início temos duas forças: a força peso P = M g , apontando para baixo; e a força de levantamento L apontando para cima.

    O problema disse que a aceleração está apontando para baixo a uma taxa de g / 3 , isso significa que a força peso (em verde no diagrama) é maior em módulo do que a força de levantamento (em laranja). O diagrama fica:

    Repare também que como a gente sabe o sentido da aceleração resultante, vamos colocar no diagrama também (em azul). Aí a gente sabe que o balão não está em equilíbrio. Beleza?

    Passo 3

  3. Agora queremos achar o valor da força de levantamente, L , em função de M g .

Com base no diagrama de corpo livre, a força resultante é para baixo e a aceleração a vale

a = g 3

Aplicando a segunda lei de Newton na vertical, temos (considerando as forças e acelerações negativas como as de baixo para cima):

∑ F y = m a

Onde ∑ F y são as forças resultantes na vertical, m é a massa e a é a aceleração.

Subsituindo os valores do nosso problema

M g - L = M g 3

Precisamos isolar L

L = M g - M g 3

L = 2 3 M g

Tranquilo até aqui? Vamos pra últimaletra então! =D

Passo 3

c) Temos a nova situaç��o, pois agora o balão acelera de baixo para cima a uma taxa de g / 2 . Então o diagrama de forças ficara assim:

Agora vamos usar y + para cima, e assim considerando as forças e acelerações negativas as de cima para baixo.

Nessa situação, temos que a força de levantamento é a mesma do item anterior. O que faz o balão subir é a diminuição no seu peso, logo a diminuição na sua massa.

Então o que precisamos fazer é descobrir essa nova massa. Vamos chama-la de m . O peso do balão agora é

P = m g

Aplicando a segunda lei (com aceleração de a = g / 2 para cima que descreve a nova situação) e supondo que a massa que fique dentro do balão é m temos:

∑ F y = m a

L - P = m a

L - m g = m g 2

L = m g 2 + m g = 3 m g 2

Mas sabendo que L = 2 3 M g podemos deteriminar m em função de M :

2 3 M g = 3 2 m g

M = 9 4 m

Ou seja:

m = 4 9 M

Essa é a massa dentro do balão (em relação a massa original do balão), que o permite subir.

Então a massa que deve ser jogada para fora é a fração complementar a essa, ou seja, 5 M / 9 .

Espero ter ajudado!

Até mais =D

Resposta

a )

b )   L = 2 3 M g

c ) 5 9 M

Ver Outros Exercícios desse livro

Exercícios de Livros Relacionados

Dois carros idênticos, cada um com massa igual a 1200k g e velocidade inicial de 60k m / h , chocam-se frontalmente. Durante a colisão, os dois carros se deformam, de modo que a frente de cada um retr
Um pequeno carro com 380k g de massa está empurrando uma caminhonete com massa de 900k g no sentido leste em uma estrada plana. O carro exerce uma força horizontal de 1.600N sobre a caminhonete. Qual
As caixas A e B estão em contato com uma superfície horizontal e sem atrito (Figura E 4.23 ). A caixa A tem massa de 20,0k g e a caixa B tem massa de 5,0k g . Uma força horizontal de 250N é exercida s
Em comparação com o módulo da força média que seu pescoço exerce sobre sua cabeça durante a parada, a força que sua cabeça exerce sobre seu pescoço é: (a) a mesma; (b) maior; (c) menor; (d) maior dura
Uma astronauta está ligada a uma nave espacial por um cabo forte. A astronauta com sua roupa e equipamentos possui massa total de 105 kg, enquanto a massa do cabo é desprezível. A massa da espaçonave