No balonismo, enche-se um balão grande com ar aquecido por um combustor de gás situado em sua parte inferior. Por que o ar deve ser aquecido? Como o balonista controla a ascensão e a descida do balão?
Passo 1
Faaaaala galera, beleza? bora iniciar mais uma questão com a gente!
Para essa questão temos a seguinte:
De acordo com o princípio de Arquimedes, qualquer fluido (líquido ou gás) exerce uma força de empuxo sobre um objeto igual ao peso do fluido deslocado pelo objeto. O ar não é diferente de qualquer outro fluido; ele exerce uma força de empuxo sobre os objetos, assim como os líquidos, no entanto, a força de empuxo devido ao ar é frequentemente desprezível em relação ao peso gravitacional do objeto. A força de empuxo devido ao ar torna-se significativa quando a densidade do objeto é relativamente pequena.
Um balão de ar quente tem um queimador para aquecer o ar dentro do balão e uma abertura na parte inferior. Quando o balão é aquecido, o ar interno torna-se menos denso em média do que o ar circundante e o balão sobe porque a força de empuxo excede o peso gravitacional do balão.
O balonista controla a subida e descida do balão de duas maneiras; se ele quiser abaixar o balão, pode parar de disparar o queimador, o que faz com que o ar quente dentro do balão esfrie, diminuindo assim a força de empuxo, ou o balonista abre uma pequena abertura no topo do envelope do balão por meio de uma linha de controle, isso libera um pouco do ar quente, diminuindo também a força de empuxo.
Tudo certinho? Te vejo na próximaaaaa!