Enunciado
Física - Alonso e Finn - Mecânica- Ed: 2º - Capítulo 8.Problemas - Ex. 36
Uma bomba com 10 kg de massa é largada de um avião que voa horizontalmente com velocidade de 270 km/h. Se o avião está a 100 m de altitude, calcule: (a) a energia cinética inicial da bomba; (b) sua energia potencial inicial; (c) sua energia total; (d) sua velocidade quando ela atinge o solo e (e) suas energias cinética e potencial 10 s após o início da queda.
Passo 1
Fala galeraa, tudo bem??
Bora pensar um pouquinho na letra a! Antes de tudo, vamos transformar a velocidade na unidade de m/s:
Assim, conseguimos encontrar a energia cinética inicial:
Passo 2
Para a letra b, temos:
Já na letra c, ele pede a energia total. Como tivemos a ação de ambas as energias: cinética e potencial gravitacional, teremos que somar seus módulos para encontrar a energia total:
Passo 3
Na letra d, precisamos encontrar a velocidade do corpo quando atinge o solo. Como encontramos na letra c, a energia total consumida para atingir o solo foi de 37.925 J. Logo, para encontrar a velocidade final do movimento, teremos que entender a energia cinética daquele momento, certo? Ou seja:
Logo, a velocidade da bomba ao tocar no chão foi de 87,2 m/s.
Passo 4
Por último, na letra e, queremos suas energias após 10s da queda, ou seja, em t=10s. Como a bomba foi largada, neste momento, teremos que analisar a influência do eixo y, certo? Além disso, sabemos que a aceleração considerada será a da gravidade. Assim, teremos:
E, como dado no enunciado, Vx=75 m/s.
Passo 5
Encontrando a decomposição entre Vx e Vy:
Logo, a energia cinética será:
e a potencial:
Resposta
a. 28.125 J
b. 9.800 J
c. 37.925 J
d. 87,2 m/s
e. 76.145 J e -38.220 J