Enunciado

Calcule o trabalho realizado por um homem que arrasta um saco de farinha de 65 kg a uma distância de 10 m sobre o solo com uma força de 25 kgf, erguendo-o depois até a carroceria de um caminhão de 75 cm de altura. Qual é a potência média desenvolvida, se o processo todo foi realizado em 2 min?

Passo 1

Fala galeraa, tudo bem??

Vamos relembrar um pouquinho de trabalho??

O trabalho é uma grandeza física que mede a transferência de energia e é dado pela transferência de força ao longo de um deslocamento. Assim, podemos dizer que o trabalho pode ser dado pelo produto escalar entre o deslocamento e a força realizada. Ou seja:

𝔀 = F * △ d * c o s θ .

Neste caso, iremos calcular o trabalho em duas etapas: a primeira, o trabalho em que o homem realiza para arrastar o saco de farinha. A segunda, o trabalho que ele realiza para erguer o saco até o caminhão. O trabalho total é a soma das duas etapas, certo??

Além disso, devemos lembrar que 1 kgf equivale a 9,8N. Logo, a força peso realizada é de 25*9,8=245N. Na primeira etapa, o deslocamento realizado foi de 10m. Ok, vamos calcular o trabalho nesta primeira etapa:

𝔀 = 245 * 10

𝔀 = 2.450   J

Passo 2

O segundo trabalho, foi realizado com um levantamento de peso. A partir disso, devemos calcular como sendo a força peso multiplicada pelo deslocamento, que, no caso, é a altura que o homem levantou o saco até alcançar a caçamba do caminhão. Assim, temos:

𝔀 = m * g * h = 65 * 9,8 * 0,75

𝔀 = 477,75   J

Passo 3

Agora, vamos somar ambas as etapas calculadas para encontrar o trabalho total exercido pelo homem. Temos:

𝔀 t o t a l = 2.450 + 477,75   J

𝔀 t o t a l = 2.927,75   J

Passo 4

Certo, encontramos o trabalho total realizado pelo homem ao levar o saco até o caminhão. Mas, o que o exercício pede é a potência desse movimento realizado, ok? Vamos lembrar um pouquinho da potência: ela é a quantidade de energia disponibilizada em um determinado período de tempo. Como sabemos, a energia disponibilizada pelo homem foi de 2.927,75 J, como encontramos no passo 3. O enunciado nos pede a potência média desenvolvida no período de 2 minutos, ou seja, 120 segundos. Assim, teremos:

P = 2.927,75 120 = 24,39   J .

Assim, concluímos que a potência média desenvolvida foi de aproximadamente 24,4 J.

Resposta

A potência média desenvolvida foi de aproximadamente 24,4 J.

Ver Outros Exercícios desse livro