Cargas puntiformes idênticas, q =   + 5   μ C , são colocados em ângulos opostos de um quadrado. O comprimento de cada lado do quadrado é igual a 0,2   m . Uma puntiforme q o =   - 2   μ C é colocado em um dos ângulos vazios. Qual é o trabalho realizado sobre q o pela força elétrica, quando q o é deslocada para o outro ângulo vazio?

Passo 1

Cada canto vazio tem a mesma distância,   0,200   m , de cada carga pontual.

Passo 2

Tomando a origem o centro do quadrado, a simetria significa que o potencial é o mesmo no

dois cantos não ocupados pelas cargas de + 5,00   μ C .

Isso significa que nenhum trabalho líquido é feito.

W = 0

Resposta

W = 0

Ver Outros Exercícios desse livro

Exercícios de Livros Relacionados

Na Fig. 26, determine a posição dos pontos, se existir algum, ( a ) onde V = 0 e ( b ) onde E = 0 . Considere Apenas pontos sobre o eixo e suponha que V = 0 no infinito.
Uma carga de 15 n C pode ser gerada por simples friccionamento. Para que potencial (relativo a V = 0 no infinito) tal carga iria surgir em uma esfera condutora e isolada de 16 cm de raio?
Ache ( a ) a carga e ( b ) a densidade de carga sobre a superfície de uma esfera condutora de raio 15,2c m cujo potencial é de 215V . Suponha V = 0 no infinito.
O objeto de metal na Fig. 28-41 é uma figura de revolução em relação ao eixo horizontal. Se este está carregado negativamente, esboce alguns equipotenciais e linhas de campo elétrico. Use preferencial
Uma carga de −9,0 nC está distribuída uniformemente em um anel fino de plástico situado no plano yz, com o centro do anel na origem. Uma carga pontual de −6,0 pC está situada no ponto x = 3,0 m do eix