Enunciado

Considere a autofunção ilustrada na parte superior da figura 5-26. (a) Qual dos três potenciais ilustrados na parte inferior da figura poderia levar a tal autofunção? (b) A autofunção mostrada não é a correspondente ao estado de menor energia possível para o potencial. Trace um esboço da forma da autofunção que corresponde à menor energia. (c) Indique em outro esboço o intervalo de energias no qual você esperaria estados de energia possíveis discretos e o intervalo de energias no qual você esperaria que os estados de energia possíveis fossem distribuídos continuamente.

Passo 1

Fala galerinha, beleza?

Temos que identificar qual dos três potenciais corresponde melhor à função de onda fornecida.

Observe que conforme x → ± ∞ , a função onda decai exponencialmente. Lembre-se que a equação de Schroedinger pode ser escrita como

d 2 ψ d x 2 = 2 m ℏ 2 V - E   ψ

Se o potencial fosse o da primeira figura, teríamos V → ∞ (portanto V ≫ E ) conforme x → ± ∞ . Isso faria com que tivéssemos algo do tipo

d 2 ψ d x 2 = k ψ ,           k > 0

A solução dessa equação corresponde a um decaimento exponencial, o que bate muito bem com a função de onda. Todavia, na região próxima de x = 0 , o comportamento deveria oscilatório, o que claramente não verificamos já que ela se comporta de um jeito bem esquisito.

Por outro lado, o comportamento de decaimento exponencial para x → ± ∞ é condizente com as duas figuras de baixo se a energia E for inferior aos potenciais limites:

Além disso, o comportamento esquisito da função de onda é condizente com a saliência presente na região central da última figura. Com isso, o potencial que melhor descreve a função de onda é o terceiro!

Passo 2

Para discutir o estado fundamental (de mais baixa energia) do sistema, temos que considerar um nível de energia E como mostrado a seguir:

Nesse caso, a partícula tende a ficar restrita a um dos “mini poços”. O comportamento da função de onda ψ vai ser oscilatório dentro deles:

Passo 3

Com relação aos intervalos de energia discreta e contínua, basta verificar se temos um estado ligado ou não:

Resposta

Discussão e esboço.

Ver Outros Exercícios desse livro