Para o controle manual, sensível da corrente num circuito, podemos usar uma combinação em paralelo de resistores variáveis do tipo contato deslizante, como mostra a Fig. 29-39. Suponhamos que a resistência total R1, do resistor A seja 20 vezes a resistência total R2, do resistor B. (a) Que procedimento deveríamos usar para ajustar a corrente ao valor desejado? (b) Por que a combinação em paralelo é melhor que um único resistor variável?
Passo 1
Fala galera, bora lá!
(a) Eles estão em paralelo e as porções de A e B entre a carga e seus respectivos contatos deslizantes têm a mesma diferença de potencial. É claramente importante não “curto-circuitar” o sistema (particularmente se a carga tiver muito pouca resistência) tendo os contatos deslizantes muito próximos das extremidades de carga de A e B para começar. Assim, sugerimos colocar os contatos mais ou menos no meio de cada um. Como , correntes maiores geralmente passam por B (dependendo da posição do contato deslizante) do que por A. Portanto, B é análogo a um controle "grosseiro", assim como A é a um "controle fino". Portanto, recomendasse ajustar a corrente aproximadamente com B e, em seguida, fazer ajustes finos com A.
Passo 2
(b) Mudanças percentuais relativamente grandes em A causam apenas pequenas cargas percentuais na resistência da combinação paralela, permitindo assim um ajuste fino. Qualquer mudança em A causa metade da mudança em B nessa combinação.
Resposta
- Recomendasse ajustar a corrente aproximadamente com B e, em seguida, fazer ajustes finos com A.
- Porque qualquer mudança em A causa metade da mudança em B nessa combinação.