Enunciado

Em um determine tempo quando a mineração de asteroides se tornou viável, astronautas conectaram uma linha entre seu rebocador espacial de 3500 kg e o asteroide de 6200 kg. Usando os motores do rebocador, a força aplicada para puxar o asteroide é de 490 N. Inicialmente o rebocador e asteroide estavam em repouso, distanciando entre si 450 m. Quanto tempo demorará para que o asteroide chegue até o rebocador?

Passo 1

Essa questão é sensacional e vamos fazer juntinhos, beleza?

Bem, o enunciado quer saber o tempo que precisaria para esses dois trecos ficarem juntos, né? Então a gente sabe que tanto o asteroide quanto o rebocador podem ser representados pela equação Δ S = v 0 t + 1 2   a t 2 , sabendo que estão partindo do repouso onde v 0 = 0 .

A segunda lei de Newton também nos diz que a aceleração é igual a F R m = a , e note que, de acordo com a terceira lei de Newton, a força resultante que o rebocador aplica no asteroide deve ter a mesma magnitude da força que o asteroide aplica no rebocador em sentido oposto.

Portanto, temos que:

Δ S = 1 2 F R m t 2

Passo 2

Vamos considerar L a distância inicial entre os dois objetos. Quando um objeto encontra o outro, as distâncias que cada um percorreu ao se somar devem ser necessariamente igual a L, correto?

L = Δ S R + Δ S A = 1 2   a R t 2 + 1 2   a A t 2

Onde o subíndice “R” e “A” significam reboque e asteroide, respectivamente.

Passo 3

Substituindo a aceleração com suas respectivas equações, temos:

L = 1 2 F R m R t 2 + 1 2 F R m A = 1 2 F R t 2 1 m R + 1 m A

t = 2 L F R 1 m R + 1 m A = 2 450 490 1 3500 + 1 6200 = 64   s

Resposta

t = 64   s

Ver Outros Exercícios desse livro