Enunciado
Física - Okuno - Física para Ciências Biológicas e Biomédicas- Ed: 1º - Capítulo 14.Problemas - Ex. 4
Dois pulsos, sendo um triangular e outro quadrado, se propagam ao longo de uma corda em sentidos opostos, como mostra a figura. Se a velocidade da onda é de e os pulsos estão inicialmente separados por , mostre a configuração da corda resultante após
Passo 1
Ó gente, temos isso aqui:
Sendo que os pulsos se movem com velocidade de , ou seja, no eixo horizontal, a cada segundo, eles vão andar
O triângulo vai pra direita e o quadrado pra direita, sacou?
Então vamos desenhar qual vai ser a configuração dessa corda em ;)
Passo 2
Em 1 segundo, o triângulo se move para a direita e o quadrado para a esquerda, então:
Passo 3
Em 2 segundos, o primeiro pulso se move para a direita e o segundo pulso se move para a esquerda (quando comparados à figura do passo 2), então:
Temos uma interferência destrutiva na parte pontilhada, sacou? O retângulo vai se subtrair com triângulo retângulo de catetos e
Mas galera, esse triângulo que ta pra cima é metade do retângulo que ta pra baixo, então, vai sobrar a outra metade do retângulo, belezinha?
Passo 4
Em 2,5 segundos, o primeiro pulso se move para a direita e o segundo pulso se move para a esquerda (quando comparados à figura do passo 3), então:
Temos uma interferência destrutiva na parte pontilhada, sacou? O quadrado vai se subtrair com triângulo de base e altura 4
Mas galera, esse triângulo que ta pra cima pode ser inscrito no quadrado que ta pra baixo, e aí sobram dois triângulos laterais, olha:
Passo 5
Em 3 segundos, o primeiro pulso se move para a direita e o segundo pulso se move para a esquerda (quando comparados à figura do passo 4), então:
Analogamente ao passo 3, temos:
Passo 6
Em 3,5 segundos, o primeiro pulso se move para a direita e o segundo pulso se move para a esquerda (quando comparados à figura do passo 5), então: