Enunciado
Física - Young and Freedman - Vol 2- Ed: 14º - Capítulo 17.Problemas - Ex. 82
Donuts: café da manhã dos campeões! Um donut típico contém 2,0 g de proteína, 17 ,O g de carboidratos e 7 ,O g de gordura. Os valores médios de energia do alimento são 4,0 kcal/g para proteína e carboidratos e 9,0 kcal/g para a gordura. (a) Durante um exercício intenso, uma pessoa normal utiliza energia a uma taxa de 510 kcal/h. Quanto tempo você teria de se exercitar para "gastar" um donut? (b) Se a energia no donut pudesse, de alguma maneira, ser convertida em energia cinética de seu corpo como um todo, com que velocidade você poderia se mover depois de comer o donut? Considere que sua massa é 60 kg e expresse sua resposta em m/s e em km/h.
Passo 1
Fala galera, bora lá! Para resolvermos este problema é necessário entendermos sobre o assunto de dilatação térmica descrito na seção 17.4 deste capitulo. A expansão térmica é a propriedade que os materiais possuem, quando submetido a uma variação de temperatura a sua forma varia.
Passo 2
(a) Para resolvermos este problema encontraremos inicialmente a quantidade de energia total, onde o calor transferido através do donut é a mesma energia que é usada no exercício.
Passo 3
Para encontrarmos o tempo necessário para gastar a energia fornecida pelo donut usamos a relação abaixo, substituindo os dados teremos:
Portanto, o tempo necessário para utilizar a energia obtida do donut em um treino é:
Passo 4
(b) Quando definimos , devemos expressar Q em Joule, para que possamos resolver para em .
Passo 5
Convertendo a energia de caloria para Joule e aplicando na expressão da velocidade, teremos:
Portanto, a velocidade em m/s e km/h é:
Resposta
- O tempo necessário para utilizar a energia obtida do donut em um treino é:
- A velocidade em m/s e km/h é: