Duas fontes de luz monocromáticas, A e B, emitem o mesmo número de fótons por segundo. O comprimento de onda de A é λA = 400 nm e o comprimento de onda de B é λB = 600 nm. A potência irradiada pela fonte B (a) é igual à potência da fonte A, (b) é menor que a potência da fonte A, (c) é maior que a potência da fonte A, (d) não pode ser comparada à energia da fonte A usando os dados disponíveis.

Passo 1

Como a potência de uma fonte é a energia irradiada por unidade de área e por unidade de tempo:

E f = E A t

A potência é diretamente proporcional à energia.

Além disso, a energia irradiada varia inversamente com o comprimento de onda:

E   = h c λ  

Ou seja, quanto maior o comprimento de onda, menos energia é associada à radiação eletromagnética. E, como B tem um comprimento de onda maior que A, a energia dele será menor! Isso nos dá a letra (b) como resposta.

Resposta

(b) é menor que a potência da fonte A.

Ver Outros Exercícios desse livro

Exercícios de Livros Relacionados

Calcule a velocidade que um átomo de H e 4 alcança quando é acelerado, a partir do repouso, pela absorção de cada um dos fótons mencionados no Exercício 8.4b.
Um laser para leitura de CD emite luz vermelha com comprimento de onda de 70 0 n m . Quantos fótons emitirá por segundo se a sua potência for de (a) 0 , 1 W e (b) 1 W ?
Calcule a energia por fóton e a energia por mol de fótons de uma radiação com o comprimento de onde de (a) 200 n m( u l t r a v i o l e t a ) ; (b) 150 p m( R a i o s - x ) e (c) 1,00 c m( m i c r o o
Calcule a energia por fóton e a energia por mol de fótons de uma radiação com o comprimento de onde de (a) 600 n m( v e r m e l h o ) ; (b) 550 n m( a m a r e l o ) e (c) 400 n m( a z u l ) .
Uma larva luminífora, de 5 g , emite luz vermelha ( 650 n m ) com uma potência de 0,10 W , toda dirigida para trás. A que velocidade a larva será acelerada em 10 anos, se a emissão ocorrer (na hipótes