Enunciado

Durante uma tempestade, um galho de árvore quebra e cai em uma cerca de arame farpado cem um ponto que não está no meio entre dois postes de cerca. O membro exerce uma força descendente de 151 N no fio. A seção esquerda do fio faz um ângulo de 14,0 em relação à horizontal e sustenta uma tensão de 447 N. Encontre a magnitude e direção da tensão que a seção certa do fio sustenta.

Passo 1

Opaaa tudo bem?

Vamos lá resolver mais uma questão muito interessante para nosso entendimento completo do capítulo!

Passo 2

Uma vez que o fio sob o membro está em repouso, ele está em equilíbrio e a força resultante agindo sobre ele deve ser zero.

Três forças compreendem a força resultante, a força de 151   N do membro, a força de tensão 447 N da seção esquerda do fio e a força de tensão T → da seção direita do fio.

Vamos dividir as forças em componentes e definir a soma dos componentes x e soma dos componentes em y , separadamente, e igualando a zero.

Então fazendo, vamos ter duas equações contendo as quantidades desconhecidas, que são as componentes horizontal e vertical da força de tensão T → . Estas duas equações serão resolvidas simultaneamente para fornecer valores para as duas incógnitas. Conhecendo os componentes de a força de tensão, podemos determinar sua magnitude e direção.

Passo 3

Tendo T → x e T → y sendo os componentes horizontal e vertical da força de tensão, respectivamente. O diagrama de corpo livre para o fio abaixo do membro é mostrado abaixo. Tomando como direções positivas, para a direita e para cima.

Passo 4

Fazendo a soma das forças na direção do eixo x , temos que

∑ F → x = T → x - 447 N cos ⁡ 14 ° = 0 → T → x = 447 N cos ⁡ 14 ° → T → x = 434 N

Passo 5

Fazendo a soma das forças na direção do eixo y , temos que

∑ F → y = T → y + 447 N sin ⁡ 14 ° - 151 N = 0 → T → y = - 447 N sin ⁡ 14 ° + 151 N → T → y = 43 N

Passo 6

A magnitude da força de tensão T → é

T = T → x 2 + T → y 2 = 434 N 2 + 43 N 2 → T = 436   N

Passo 7

Já que os componentes da força de tensão T → e o ângulo θ são relacionados por

tan ⁡ θ = T → y T → x → θ = tan - 1 ⁡ T → y T → x = tan - 1 ⁡ 43   N 434   N → θ = 5,7 °

Resposta

T = 436   N

θ = 5,7 °

Ver Outros Exercícios desse livro