Enunciado
Física - Young and Freedman - Vol 2- Ed: 14º - Capítulo 12.Questões para Discussão - Ex. 16
Uma empresa de comunicações deseja colocar um satélite em órbita de modo que ele sempre sobrevoe a Terra ao longo do paralelo 45 (latitude norte de 45°). Isso significa que o plano da órbita não passará pelo centro da Terra. Essa órbita seria possível? Explique por quê.
Passo 1
Faaaaala meu povo, bora iniciar mais um livrinho com a gente!
Bem galera, isso não é possível, pois um dos requisitos para uma órbita estável é que o plano do satélite passe pelo centro da Terra. Como isso não acontece, podemos esperar que sua órbita eventualmente decaia e acabe colidindo com a superfície.
Tudo certinho? Te vejo na próximaaaaa!
Resposta
Exercícios de Livros Relacionados
Suponha que a Terra tivesse sido, de alguma forma, comprimida à metade de seu raio atual, mantendo sua massa atual. Qual seria o valor de g na superfície deste novo planeta compacto?
A massa de Saturno é de 5,69 × 10 26 k g . (a) Determine o período de sua Lua Mimas, cujo raio orbital médio é de 1,86 × 10 8 m . (b) Determine o raio orbital média de sua Lua Titã, cujo período é de
Calcule a massa da Terra, a partir do período da Lua, T = 27,3d i a s , seu raio orbital médio, r L u a = 3,84 × 10 8 m , e do valor conhecido de G .
Algumas pessoas pensam que os astronautas em um ônibus espacial se tornam “sem peso” porque eles ficam “além do alcance da gravidade da Terra”. Isto é, na verdade, completamente incorreto. (a) Qual é
Mostre que, no eixo x , o valor máximo de g para o campo do exemplo 11-7 ocorre nos pontos x = ± a 2 .