Gravitação
Resumo
Fala aí, seja bem vindo ao Responde Aí, a plataforma que vai salvar o seu semestre!
Hoje nós vamos falar um pouco sobre a Gravitação.
Você já parou pra pensar como pode a Lua ficar rodando em volta da terra dia e noite, noite e dia?
Quem pensou nisso e descobriu fórmulas para descrever isso foi o Sir Issac Newton, um dos grandes gênios da física. Ele descobriu que tem um força, chamada de força gravitacional que mantém esses corpos unidos através da órbita.
O mais legal de tudo é que Newton propôs uma fórmula, conhecida como a lei da gravitação universal, que nos dá o módulo dessa força gravitacional:
Onde:
é a distância entre os corpos de massa e ; é a constante gravitacional, que vale e; é a força gravitacional
Note que quanto maior a distância entre os corpos, menor é o módulo da força gravitacional e quanto maior o produto das massas dos corpos maior é essa força.
Assim como qualquer força, a força gravitacional tem direção e sentido, e ela atua sempre ao longo da linha que une os dois corpos e é SEMPRE ATRATIVA.
Uma dúvida muito comum é: porque não usamos essa fórmula em corpos aqui na terra?
Olha esse exemplo aqui e você vai entender o porque. Sejam duas vaquinhas de massa
Qual seria a força gravitacional que a vaquinha
Muito pequeninha não é mesmo? Não é suficiente para atrair nem um mosquitinho kkkkkk. A força gravitacional tem muito mais influência em corpos BEEEEEEMMMM pesados, como os corpos celestes, por isso não aplicamos ela em corpos aqui na terra. Ficou claro?
Bem interessante essa história de gravitação, não é mesmo?
Está precisando aprender mais coisas sobre isso? Não se preocupe, nós do Responde Aí temos todo o conteúdo que você precisa, separado em capítulos e tópicos, tudo bem organizadinho para você. Confere essa divisão incrível do conteúdo aqui no nosso Raio-X 👇🏽, navegue por ele e veja tudo que nós podemos te oferecer.