Enunciado
Física - Príncipios de física - Serway - Princípios De Física: Eletromagnetismo- Ed: 5º - Capítulo 19.Problemas - Ex. 75
Uma esfera sólida isolante de raio a tem uma densidade de carga uniforme em todo o seu volume e uma carga total Q. Concêntrica com esta esfera está outra esfera, oca e descarregada cujos raios interior e exterior são b e c, conforme mostra a Figura P19.75. Nós desejamos compreender completamente as cargas e campos elétricos em todos os locais. (a) Encontre a carga contida dentro de uma esfera de raio r
Passo 1
E aiii gente, tudo bom com vocês?
Então vamos resolver essa questão bem legal aqui e passo a passo pra gente tirar 10 na provinha!
Vamo lá!
Escolha como cada superfície gaussiana uma esfera concêntrica de raio r. O campo elétrico será perpendicular à sua superfície, e será uniforme em resistência sobre sua superfície. A densidade de carga na esfera isolante é:
Letra a:
A esfera de raio r
Passo 2
Letra b:
A aplicação da lei de Gauss a esta esfera revela a magnitude do campo em sua superfície:
Passo 3
Letra c:
Para uma esfera de raio r com a
Passo 4
Letra d:
A lei de Gauss para esta esfera torna-se:
Passo 5
Letra e:
Para , , porque não há campo elétrico dentro de um condutor.
Passo 6
Letra f:
Para , sabemos que E = 0. Suponha que a superfície interna da esfera mantém a carga . Pela lei de Gauss:
Passo 7
Letra g:
A carga total na esfera oca é zero, portanto, a carga na superfície externa é oposta à da superfície interna:
Passo 8
Letra h:
Uma superfície de área A contendo carga Q tem carga superficial . A esfera sólida e isolante tem uma pequena carga superficial porque sua carga total Q é uniformemente distribuída por todo o seu volume.
A superfície interna de raio b, tem uma área de superfície menor e portanto, carga de superfície maior do que a superfície externa de raio c.
Resposta
- E =0
- –Q
- +Q
- A superfície interna de raio b, tem uma área de superfície menor e portanto, carga de superfície maior do que a superfície externa de raio c.