Enunciado

Na Fig. 24-37, uma barra não-condutora, de comprimento L, tem uma carga -q uniformemente distribuída ao longo de seu comprimento. (a) Qual a densidade linear de carga da barra? (b) Qual o campo elétrico no ponto P a uma distância a da extremidade da barra? (c) Se o ponto P estivesse a uma distância muito grande da barra comparada com L, ela se comportaria como uma carga puntiforme. Mostre que a sua resposta para o item (b) se reduz ao campo elétrico de uma carga puntiforme para a ≫ L .

Passo 1

Essa resposta é especial para os que fazem parte da sociedade dos vilões do nosso malvado favorito Gru! Mas aqui no Responde Aí você tem acesso a tudo, então bora lá, para q questão A a densidade de carga linear é a carga por unidade de comprimento da barra. Como a carga é

distribuída uniformemente na barra, temos:

Passo 2

Agora para a questão B, posicionamos o eixo x ao longo da haste com a origem na extremidade esquerda da haste, conforme mostrado no desenho:

Seja d x o comprimento infinitesimal da barra em x . A carga neste segmento é d q = d x ∙ λ . A carga d q pode ser considerada uma carga pontual. O campo elétrico que produz no ponto P tem apenas uma componente x e esta componente é dada por:

O campo elétrico total produzido em P pela barra inteira é a integral:

Passo 3

Agora para a questão C, se a for muito maior que L, a valor de ( L   +   a ) no denominador da equação do Passo 2 pode ser aproximada por L + a = a e a expressão para o campo elétrico torna-se:

Resposta

A:

B:

C:

Exercícios de Livros Relacionados

A FIGURA P27.37 mostra uma secção transversal de duas linhas de carga infinitas que se estendem perpendicularmente para fora da página. As densidades lineares de carga são± λ . Obtenha uma expressão p
Faça um gráfico quantitativo do campo elétrico ao longo do eixo central de um anel de diâmetro 6,0cm carregado uniformemente com uma carga total de 1,0 ∙ 10 8 C .
A que distancia ao longo do eixo central de um anel de raio R, carregado uniformemente, o modulo do campo elétrico é máximo?
Na Fig. 24-34, duas barras finas de plástico, uma de carga +q e a outra de carga −q, formam um círculo de raio R num plano xy. Um eixo x passa pelos pontos que unem as duas barras e a carga em cada um