A figura 29-72a mostra um fio que conduz uma corrente i e forma uma bobina circular com apenas uma espira. Na figura 29-72b, um fio de mesmo comprimento forma uma bobina circular com duas espiras de raio igual à metada do raio da espira da figura 29-72a. (b) Qual é o valor da razão μ b / μ a entre os movimentos dipolares das duas bobinas?

Passo 1

Lá da teoria de campos magnéticos, temos o famoso momento magnétido dipolar. Uma bobina percorrida por corrente sofre torque ao ser submetida a um campo magnético. Sob este aspecto, a bobina se comporta exatamente como um ímã em forma de barra. Assim, como no caso de uma ímã em forma de barra, dizemos que uma bobina percorrida por corrente possui um dipolo magnético. Além disso, para descrever o torque exercido sobre a bobina por um campo magnético, podemos associar um momento magnético dipolar μ à bobina.

μ = N i A

Na nossa questão temos todas as informações que precisamos pra achar essa razão! Temos o número de espiras de cada bobina, sabemos as correntes e os raios para calcularmos as áreas. Vamos lá aplicar na expressão e ver o que encontramos!

μ b μ a = 2 i A b i A a = 2 π R b 2 π R a 2 = 2 R b 2 R a 2

Como o raio da bobina b é metade do raio da bobina a , temos:

μ b μ a = 2 R a 2 2 R a ² = 2 R a 2 4 R a ² = 2 4 = 1 2

Resposta

A razão é igual a:

μ b μ a = 0,50

Ver Outros Exercícios desse livro

Exercícios de Livros Relacionados

Exercício de Livro
Quando a corrente no Problema 71 [e 0.200 A, o campo magnetico medido [e 1.58 T.Desprezando os efeitos de borda, qual é o campo magnetico aplicado?Qula é a magnetiazção?Qual é a permeabiliade relativa
Exercício de Livro
Exercício de Livro
Exercício de Livro