Enunciado

Na FIGURA P24.27, os raios paralelos provenientes da esquerda são focalizados em um ponto? Em caso afirmativo. de que lado da lente encontra-se o ponto e a que distância da lente?

Passo 1

Fala pessoal, belezinha? vamos responder mais uma questão, então prepara o material e vamos responder!!!

Bem, para saber onde se formará a imagem final, temos que considerar dois elementos ópticos. A imagem da primeira lente será o objeto do espelho. Então, a imagem do espelho será o objeto da lente, que agora receberá os raios do outro lado. A equação da lente é escrita da seguinte forma:

1 f = 1 o + 1 i

Já podemos ver que no primeiro os raios estão vindos do infinito, o que significa que o objeto está no infinito, então a distância focal será igual ao do comprimento. Logo, i 1 = - 10   c m . O que significa que a imagem está 10 centímetros à esquerda da lente. Portanto, a distância do objeto para o objeto do espelho será igual a 30 centímetros.

Agora, vamos encontrar a distância da imagem para o espelho, com isso, devemos usar a mesma equação, só que com algumas modificações, então temos:

1 i = 1 f - 1 o = o - f o f

No ponto de onde estará a distância da imagem, temos:

i 2 = o 2 f o 2 - f

Substituindo numericamente, nós temos:

i 2 = 30 ∙ 10 30 - 10 = 15   c m

Passo 2

A distância da imagem para o espelho sendo de 15 centímetros significa que a imagem ficará 5 centímetros de distância da lente, e esta será a distância do objeto, o que significa que temos:

i = o 3 f o 3 - f = 15 ∙ - 10 15 + 10 = - 6   c m

Isso significa que a imagem dos raios paralelos será criada 6 centímetros em frente – isto é, do lado direito – da lente. Assim, a imagem será imaginária, o que significa que os raios após passarem novamente pela lente irão divergir. A única posição que os raios focalizam é a 5 centímetros da lente, entre a lente e o espelho

Resposta

O s   r a i o s   f o c a m   5   c e n t í m e t r o s   d a   l e n t e ,   e n t r e   a   l e n t e   e   o   e s p e l h o

Ver Outros Exercícios desse livro