Enunciado
Física - Alonso e Finn - Mecânica- Ed: 2º - Capítulo 9.Problemas - Ex. 13
Uma granada ele massa m explode em vários fragmentos. A explosão tem um Q positivo. (a) Mostre que se a granada explode em dois fragmentos, estes se movem em direções opostas no referencial C. (b) Mostre que se a granada explode em três fragmentos, suas quantidades de movimento e velocidades, todas relativas ao referencial C, estão num plano. (c) Se o número de fragmentos for maior do que três, haverá alguma condição especial sobre as quantidades de movimento relativamente ao referencial C? (d) Mostre que, se a granada se divide em dois fragmentos iguais, suas quantidades ele movimento e velocidades no referencial C são respectivamente iguais a (mQ/2)112 e (2Q/m)'112. (e) Mostre que, se a granada se divide em três fragmentos iguais emitidos
simetricamente no referencial C, suas quantidades de movimento e velocidades, nesse referencial, são respectivamente 1⁄2(2mQ)112 e (2Q/in)112• (f) Repita (e) supondo que dois fragmentos são emitidos com a mesma velocidade relativamente ao referencial C, mas em direções que fazem um ângulo de 90. (g) Como os resultados de (d) e (e) apareceriam para um observador no referencial L, se no instante da explosão a granada estivesse se movendo com uma velocidade igual a 1⁄4(2Q/mf2, relativa ao referencial L, e na mesma direção do movimento ele um dos fragmentos resultantes?
Passo 1
Falaaa galera!!!
Aqui neste exercício, na letra a, devemos lembrar alguns importantes dados:
Como o momento se conserva, então Como este é o momento antes da explosão e o centro de massa é 0, então:
A partir disso, entendemos que as partículas observadas do centro de massa, se dirigem em direções opostas.
Passo 2
Na letra b, se tivéssemos 3 corpos, então:
Como o momento se conserva, então Como este é o momento antes da explosão e o centro de massa é 0, então:
A partir disso, entendemos que as partículas observadas do centro de massa formam um solo plano, já que temos a combinação linear de dois vetores sendo igual a um vetor.
Passo 3
Na letra c, teremos o caso de n corpos, sendo:
Como o momento se conserva, então Como este é o momento antes da explosão e o centro de massa é 0, então:
A partir disso, entendemos que as partículas observadas do centro de massa sempre serão combinação linear, ou seja, todos os vetores representam uma combinação linear entre os demais.
Passo 4
Se a granada se divide em duas massas iguais, então temos que m1=m2=1/2m, e, antes da explosão, para o sistema C, a granada estará em repouso. Logo, concluímos que neste caso, os resultados do problema 9.12 são válidos.
Passo 5
Na letra d, temos que pensar se a granada se dividisse em 3 fragmentos iguais. A partir disso, como vimos em c, teremos uma combinação linear em cada uma das fórmulas para todas as massas, momentos, quantidade de movimento e velocidade necessárias.
Passo 6
Se tivermos um fragmento da granada diferente, precisamos entender que tal fragmento será somado ao restante, mas não será uma combinação linear com os mesmos. Ou seja, teríamos que:
Passo 7
Por fim, conseguimos chegar à resposta da letra g: no momento da explosão da granada, o sistema se move com mais velocidade relativa ao sistema L.
Resposta
Ei, a resposta está no passo a passo :)