Em uma indústria química onde você é engenheiro, um tanque contém um líquido desconhecido. Você deverá determinar o calor específico desse líquido. Você coloca 0,500 kg do líquido em um recipiente de metal isolado com massa de 0,200 kg. Inicialmente, o líquido e o recipiente estão a 20,0°C. Você adiciona 0,500 kg de água com uma temperatura de 80,0°C. Depois que o equilíbrio térmico for alcançado, a temperatura final dos dois líquidos e do recipiente é 58, 1°C. Então você esvazia o rec1p1ente e repete a experiência com as mesmas temperaturas iniciais, mas dessa vez com 1,00 kg do líquido desconhecido. A temperatura final é de 49,3°C. Suponha que as capacidades de calor específico sejam constantes pela faixa de temperatura da experiência e que nenhum calor seja perdido para o ambiente. Calcule o calor específico do líquido e do metal do qual o recipiente é feito.
Passo 1
Oii pessoal, show de bola??
“Em tempos de crise, os sábios constroem pontes, enquanto os tolos constroem muros” (T'Challa)”
Bora empurrar e macetar essa questãozinha comigo agora
Para resolver esta questão, devemos aplicar os conceitos sobre equilíbrio térmico, atingido após as trocas de calor surgirem.
Para esta questão, devemos escrever as duas equações em função das incógnitas, que são o calor específico do líquido e do metal que compõe o calorímetro.
Ou seja, a primeira equação será:
Passo 2
A segunda equação será:
Portanto, resolvendo o sistema para tais incógnitas, teremos
"Nós devemos um jeito de cuidar uns dos outros, como se fossemos uma única tribo." (T'Challa)
Resposta
Podemos concluir que o calor específico do líquido vale e o calor especifico do metal vale .