Enunciado
Física - Young and Freedman - Vol 2- Ed: 14º - Capítulo 17.Problemas - Ex. 111
Você, Figura P17.111 um cientista, fornece calor a uma amostra sólida de 500,0 g à taxa de 10,0 kJ/min ao mesmo tempo que registra a temperatura em função do tempo. Com esses dados, você faz um gráfico igual ao mostrado na Figura P17.111. (a) Qual é o calor latente de fusão desse sólido? (b) Quais são os calores específicos dos estados líquido e sólido desse material?
Passo 1
E aí meus amores nessa questãozinha “Pegue o que puder, sem nada a devolver” okay?
Para resolver esta questão, devemos aplicar os conceitos sobre calor específico e latente e saber identificá-los em um gráfico de temperatura pelo tempo.
- Ao analisar o gráfico, vê-se que o gelo, nessa potência térmica, leva 1,5 min para fundir completamente. Ou seja, o calor adicionado será a potência térmica multiplicada pelo tempo. Temos:
- Para calcular o calor específico, devemos achar o calor que recebe durante as fases e relacionar com a variação de temperatura. Na fase sólida, o corpo recebe 10 kJ no primeiro minuto e varia sua temperatura de . Portanto, para a fase sólida, temos:
Passo 2
Sabe-se que o calor latente é a razão entre a quantidade de calor que um corpo necessita para fundir e a massa dele. Temos:
Portanto, o calor latente da amostra sólida vale
Passo 3
Passo 2
Para a fase líquida, teremos:
Portanto, na fase sólida o calor especifico vale na fase líquida e de na fase sólida.
Depois dessa questão, “Ninguém se mexe” Meu cérebro caiu.”
Haha bora pra proximaaaa
Resposta
(a) Portanto, o calor latente da amostra sólida vale
(b) Portanto, na fase sólida o calor especifico vale na fase líquida e de na fase sólida.