Enunciado

Um instrumento de 6,5 k g está pendurado por um cabo vertical no interior de uma espaçonave que está sendo lançada da superfície terrestre. Essa nave parte do repouso e alcança a altitude de 276 m em 15 s com aceleração constante.

  1. Desenhe o diagrama de corpo livre para o instrumento nesse período de tempo. Indique qual força é maior.
  2. Ache a força ache a força que o cabo exerce sobre o instrumento

Passo 1

Sobre esse instrumento (representado por uma caixa no desenho abaixo) estão agindo duas forças: a força peso (vertical para baixo – representada em azul) e a força de tração (é a força com que a nave puxa a caixa – representada em vermelho). Juntando todas essas informações no desenho temos:

A nave (e tudo que está dentro dela) está subindo, com a velocidade aumentando, então a aceleração resultante é para cima. E sabendo que a força resultante segue a direção e sentido da aceleração, então a força resultante aponta para cima. Com isso concluímos que a maior força é a de tração, representada em vermelho.

Passo 2

Para determinar a tração, podemos usar a segunda lei de Newton. A força de tração T → está apontada para cima, enquanto que a força peso P → aponta para baixo. Da segunda lei:

F → R = m a →

T → - P → = m a →

Como o movimento é todo na direção vertical, a → = a y j → , então podemos equacionar as forças da seguinte forma:

T - P = m a y

Opa! Só um pouco! Não temos o valor da aceleração! Então antes de tudo, precisamos dela! O problema nos diz que a nave percorre, a partir do repouso v 0 = 0 , uma distância de y = 276 m , a partir do chão y 0 = 0 em t = 15 s . Então usando a equação horária da posição para o movimento de queda livre (se você não lembra, dá uma espiadela na nossa plataforma e aproveita para tirar todas suas dúvidas =D) teremos:

y = y 0 + v 0 t + a y t 2 2

Substituindo os valores podemos determinar a aceleração a :

276 = 0 + 0.15 + a y 15 2 2

a y = 276.2 225 = 2,45 m / s 2

Passo 3

Show! Agora que sabemos o valor da aceleração, podemos voltar a equação pra força resultante que achamos no início do passo 2 e descobrir T :

T - P = m a y

T - 6,5 ⋅ 9,8 = 6,5 ⋅ 2,45

T = 79,64 N

Resposta

a ) T > P

b ) 79,64 N

Ver Outros Exercícios desse livro

Exercícios de Livros Relacionados

Verdadeiro ou falso:Se duas forças externas iguai em magnitude e opostas em sentido atuam sobre um mesmo objeto, elas nunca podem ser um par da terceira lei.As duas forças de um par da terceira lei sã
Um objeto de 2,5 kg está suspenso, em repouso, de um fio preso ao teto. (a) Desenhe o diagrama de corpo livre do objeto, indicando a força de reação a cada força desenhada e dizendo sobre qual objeto
Faça uma estimativa da força exercida sobre a luva de um goleiro em um defesa bem feita.
Uma caixa de madeira no chão é pressionada contra uma mola horizontal comprimida presa à parede. O chão horizontal sob a caixa não apresenta atrito. Desenhe o diagrama de corpo livre da caixa nos segu
Qual dos diagramas de corpo livre da Figura 4-34 representa um bloco escorregadno para baixo sobre uma superfície inclinada sem atrito?Para o diagrama correto, identifique as forças, dizendo qual é a