Enunciado

Quando um jogador arremessa uma bola diretamente para cima, como decresce a rapidez da bola a cada segundo de sua subida? Na ausência de resistência do ar, em quanto ela aumenta a cada segundo de sua descida? Quanto tempo leva a subida comparada com a descida?

Passo 1

Eae, beleza? Vamos lá para mais um exercício?!

Bom, nesse problema vamos usar conceitos discutidos durante todo o capítulo do livro texto, conceitos como queda livre e movimento retilíneo.

Então vamos nessa!

Passo 2

Vamos dividir a solução desse problema em três partes:

Na primeira parte, definiremos o quanto a velocidade da bola diminui a cada segundo enquanto sobre.

Na segunda parte, vamos buscar saber em quanto a velocidade aumenta a cada segundo durante a descida, podendo desconsiderar a resistência do ar.

Para a terceira e última parte desse problema, vamos determinar qual é o tempo necessário para subir em comparação com cair.

Agora que já definimos o roteiro para nossa solução completa, vamos analisar cada parte individualmente.

Passo 3

Para a primeira parte, é dado que a velocidade da bola diminui a cada segundo enquanto sobe. Na ausência de resistência do ar, a bola não sofre nenhuma força, exceto a atração gravitacional que a Terra exerce sobre ela.

A fórmula que define a velocidade de um corpo em movimento retilíneo é dada por:

v = v 0 - g t

onde v é a velocidade da bola por um tempo t , v 0 é a velocidade inicial da bola e g é a aceleração devido à gravidade na Terra (aproximadamente igual à 9,8   m / s 2 ), esse valor é assumido negativo na fórmula, já que o movimento do corpo está indo contra a ação da gravidade.

Agora, assumindo uma velocidade inicial arbitrária igual a v 0 = 40   m / s , podemos efetuar iterações de tempo para caracterizar a velocidade da bola em sua trajetória, tomaremos:

t 1 = 1 s

t 2 = 2 s

t 3 = 3 s

Agora, podemos calcular a velocidade da bola em um determinado tempo t n substituindo na fórmula para a velocidade de um corpo em movimento retilíneo:

v 1 = v 0 - g t 1 = 40 m / s - 9,8 m / s 2 1 s → v 1 = 30,2 m / s

v 2 = v 0 - g t 2 = 40 m / s - 9,8 m / s 2 2 s → v 2 = 20,4 m / s

v 3 = v 0 - g t 3 = 40 m / s - 9,8 m / s 2 3 s → v 3 = 10,6 m / s

Podemos observar que a velocidade diminui em 9,8 m / s a cada iteração de segundo, isso é consistente com o valor da aceleração da gravidade na Terra.

Passo 4

Para a segunda parte, ao contrário da primeira parte, é dado que a velocidade da bola aumenta a cada segundo enquanto desce. Na ausência de resistência do ar, a bola não sofre nenhuma força, exceto a atração gravitacional que a Terra exerce sobre ela.

Como o corpo está em um movimento caracterizado como queda livre, consideramos sua velocidade inicial ( v 0 ) igual a zero, então a fórmula que define a velocidade de um corpo em queda livre é dada por:

v = g t

onde v é a velocidade da bola por um tempo t e g é a aceleração devido à gravidade na Terra (aproximadamente igual à 9,8   m / s 2 ), esse valor é assumido positivo na fórmula, já que o movimento do corpo está indo a favor da ação da gravidade.

Agora podemos efetuar iterações de tempo para caracterizar a velocidade da bola em sua trajetória, tomaremos:

t 1 = 1 s

t 2 = 2 s

t 3 = 3 s

Agora, podemos calcular a velocidade da bola em um determinado tempo t n substituindo na fórmula para a velocidade de um corpo em queda livre:

v 1 = 9,8 m / s 2 1 s → v 1 = 9,8 m / s 2

v 2 = 9,8 m / s 2 2 s → v 2 = 19,6 m / s 2

v 3 = 9,8 m / s 2 3 s → v 1 = 3 = 29,4 m / s 2

Podemos observar que a velocidade aumenta em 9,8 m / s a cada iteração de segundo, isso é consistente com o valor da aceleração da gravidade na Terra.

Passo 5

Vamos comparar o tempo de subida e o tempo de descida da bola.

Primeiramente, para a trajetória de subida da bola, temos que o tempo que caracteriza essa trajetória é dado por

t s u b i d a = v - v 0 - g

Onde g = 9,8 m / s 2 e é considerada negativa na equação pois, como a bola está subindo, a força da gravidade está agindo contra o corpo, v 0 = 40   m / s e v = 10   m / s , como explicado no Passo 1. Podemos então calcular o tempo de subida da bola:

t s u b i d a = 10 m / s - 40 m / s - 9,8 m / s 2 → t s u b i d a ≈ 3   s

Segundamente, para a trajetória de subida da bola, temos que o tempo que caracteriza essa trajetória é dado por

t d e s c i d a = v - v 0 g

Onde g = 9,8 m / s 2 e é considerada positiva na equação pois, como a bola está descendo, a força da gravidade está agindo a favor do corpo, v 0 = 0   m / s (queda livre) e v = 29,4   m / s (velocidade adquirida no instante t = 3 s ). Podemos então calcular o tempo de descida da bola:

t d e s c i d a = 29,4   m / s - 0   m / s 9,8 m / s 2 → t d e s c i d a = 3   s

Ou seja, em ambos os casos, descida ou subida, o tempo que leva para a bola completar sua trajetória é o mesmo.

Resposta

Ei, a resposta está no passo a passo :)

Ver Outros Exercícios desse livro