Um objeto tem uma aceleração de 3,0   m / s 2 quando uma força única de magnitude F 0 age sobre ele. (a) Qual é a magnitude da sua aceleração quando a magnitude da força é dobrada? (b) Um segundo objeto tem uma aceleração de 9,0   m / s 2 de magnitude, sob a influência de uma força única de magnitude F 0 . Qual é a razão entre a massa do segundo objeto e a massa do primeiro? (c) Se os dois objetos são colados juntos para formarem um objeto composto, uma força única de magnitude F 0 produzirá uma aceleração com qual magnitude no objeto composto?

Passo 1

a) Oi pessoal, tudo bem? Vamos analisar este probleminha.

O enunciado nos informa que, um objeto tem uma aceleração de a = 3,0   m / s 2 quando uma força F 0 é aplicada sobre ele.

Nos é perguntado o que acontece com a aceleração se essa força for dobrada.

Com a gente está falando da relação entre força e aceleração, a gente pode pensar na segunda lei de Newton:

F r e s = m a 1

Onde F r e s é a força resultante sobre o objeto. Como F 0 é a única força sobre o objeto, essa vai ser a força resultante sobre ele. Então, F r e s = F 0 . Temos também que m é a massa do objeto e a é a aceleração dele.

Queremos saber o valor de a se F 0 for dobrada. Mas não temos uma expressão para F 0 . Vamos começar por isso então. A gente pode substituir F r e s = F 0 e a = 3   m / s 2 na segunda lei de Newton:

F 0 = 3 m

Agora a gente tem uma expressão para a força F 0 . (o m aqui também não conhecemos mas vamos deixar ele assim de forma geral mesmo por enquanto).

Passo 2

Agora ele quer saber a se F r e s = F 0 virar F r e s = 2 F 0 . Então vamos usar a lei e Newton de novo para descobrir esse valor de a , mas agora para esse novo valor de força resultante:

F r e s = m a 2

Se a força resultante for dobrada para F r e s = 2 F 0 , temos:

2 F 0 = m a 2

a 2 = 2 F 0 m

Mas lembra que a gente achou uma expressão para F 0 que dizia que F 0 = 3 m , vamos substituir aqui:

a 2 = 2 ⋅ 3 ⋅ m m

a 2 = 6   m / s 2

Observe que se a força resultante é dobrada, a aceleração também dobra, pois são grandezas diretamente proporcionais.

Passo 3

b) O exercício também pede para determinar a relação entre a massa m 1 do primeiro objeto, e m 2 de um novo segundo objeto. Vamos chamar de 1 e 2 para distinguir esses objetos nas equações.

E qual é a diferença entre eles? Cara, ambos estão sobre a ação de uma única força F 0 . Então para os dois, temos que

F r e s = F 0

Só que um tem aceleração a 1 = 3   m / s 2 e o outro tem aceleração a 2 = 9   m / s 2 . Já que temos esses dados e queremos a razão entre m 1 e m 2 vamos escrever a segunda lei de Newton para cada um desses caras, e achar as expressões de m 1 e m 2 .

Para o primeiro, temos que

F r e s = m 1 a 1

F 0 = 3   m 1

m 1 = F 0 3

Para o segundo:

F r e s = m 2 a 2

F 0 = 9 m 2

m 2 = F 0 9

Passo 4

Para achar a razão entre as massas, vamos dividir uma expressão pela outra:

m 1 m 2 = F 0 3 F 0 9

m 1 m 2 = 9 3 = 3

Encontramos então que, a massa do primeiro objeto é 3 vezes maior que a do segundo objeto.

Passo 5

c) Queremos a aceleração de um objeto que é formado pelo objeto 1 e o 2 coladinhos.

Como foi dito anteriormente, de acordo com a segunda lei de Newton:

F r e s = m a

Isolando a aceleração:

a = F r e s m

Então a gente pode achar a aceleração desse objeto composto a partir dessa expressão acima. Ele está sob ação de F 0 unicamente, então F r e s = F 0 para todo o objeto composto,

Só que nossa massa será agora m = m 1 + m 2 porque o objeto é formado pelos outros dois objetos. Substituindo esssa duas coisas em a :

a = F 0 m 1 + m 2

A gente só tem a razão entre as massas m 1 m 2 , então vamos dividir nossa equação em cima e embaixo por m 1 :

a = F 0 / m 1 m 1 + m 2 / m 1  

a = F 0 m 1 1 + m 2 m 1  

Aaah apareceu nossa razão ali. Mas porque a gente dividiu por m 1 e não por m 2 ? Lembra que lá no passo 1 a gente achou que F 0 = 3 m 1 (esse é m 1 porque é a massa do primeiro objeto, o objeto do item a), tudo bem?)? Então a gente pode substituir aí:

a = 3 m 1 m 1 1 + m 2 m 1  

E agora pode simplificar e substituir o valor de m 1 m 2 = 3 → m 2 m 1 = 1 3

a = 3 1 + 1 3 = 3 4 3

a = 2,3   m / s 2

Resposta

a )   a = 6   m / s 2

b )   m 1 m 2 = 3

c )   a = 2,3   m / s 2

Ver Outros Exercícios desse livro

Exercícios de Livros Relacionados

A caixa de madeira de 2,0 kg da figura abaixo desliza verticalmente para baixo sobre uma parede enquanto você a empurra contra ela segundo um ângulo de 45°. Qual é o módulo da força que você deve exer
Se um corpo está em equilíbrio, quais das seguintes afirmações não é verdadeira? A velocidade do corpo permanece constante.A aceleração do corpo é zero.A força resultante que atua sobre o corpo é zero
Um caminhão carregado com areia acelera ao longo de uma rodovia. A força motriz sobre o caminhão permanece constante. O que acontece com a aceleração do caminhão se a caçamba tem vazamento de areia a
Um carro com massa de 850k g está em movimento para a direita com velocidade escalar constante de 1,44m / s . Qual é a força total sobre o carro?Qual é a força total sobre o carro se ele estiver em mo
Um corpo de 3,00k g sofre uma aceleração dada por a →=( 2,00 i ^+5,00 j ^ )m / s 2 . Encontre a força resultante que age sobre o corpo eo módulo da força resultante.